Muitos não sabem, mas a estratégia de marketing para construtora certa pode trazer resultados surpreendentes, mesmo que essa construtora ainda esteja no início.
Então, se você achava que marketing é algo opcional, o processo que vamos te mostrar aqui para promover sua construtora através de estratégias de marketing vai te dizer que: Não! Marketing não é opcional, é uma parte obrigatória da sua construtora.
Vamos fazer um exercício mental… de que adiantaria você ter o melhor atendimento e prestar o melhor serviço do mundo se seus clientes não souberem disso?
Ou pior, de que isso vai adiantar se você não tiver clientes? A resposta é muito clara: De nada adiantaria.
Portanto, o marketing não é, nem de longe, algo opcional. E aqui vamos te mostrar duas das estratégias mais indicadas para serem usadas no marketing para construtora.
Como é feito o marketing para construtoras?
Como as construtoras são, geralmente, empresas físicas que prestam serviços “físicos” também, as estratégicas de marketing precisam atender a certos requisitos para que sejam eficientes.
Basicamente é necessário que o marketing seja feito de tal forma que possibilite o alcance do potencial cliente. E, em seguida, o ideal é que haja a possibilidade do contato direto, desse potencial cliente, com a construtora.
No marketing convencional isso é feito geralmente por ligações, ou a pessoa indo até o escritório da construtora.
Porém, as técnicas de marketing convencionais podem ser bem onerosas e trazerem um retorno pouco interessante, principalmente para construtoras que estão se estabelecendo no mercado.
Portanto, o ideal é que você foque em estratégias de marketing digital. Onde você poderá atingir os seus potenciais clientes de forma muito mais específica e a um custo muito reduzido.
Sendo assim, vamos te mostrar a seguir uma das duas melhores estratégias de marketing digital para fazer o seu marketing para construtora de maneira eficaz.
Estratégia 1: Google
Nessa estratégia você usará os artifícios que o Google te dá para atingir/alcançar seus potenciais clientes.
Marketing para Construtora – Google meu negócio
Dentro dessa estratégia estão inclusos dois principais métodos, sendo que um deles é usar o Google meu negócio.
Sabe quando você quer comer algo, ir a uma clínica, ou algo assim e ao pesquisar por essa coisa no Google, entre os resultados aparece algum negócio (com número de telefone, e-mail, comentários sobre, localização, etc) isso é fruto do Google meu negócio.
Portanto, ao se cadastrar na ferramenta, você entra no radar de todos os potenciais clientes que frequentemente (acontece mais do que você imagina) pesquisam por “construtoras em X lugar”, por exemplo.
Em outras palavras, é como se você abrisse um outro escritório em uma rua bem movimentada, (e o melhor) onde passam pessoas com forte interesse em construção.
Para cadastrar sua construtora nessa ferramenta, basta entrar no site do Google meu negócio é seguir os passos que eles indicam.
Lembrando que quanto mais completo estiver o cadastro da sua construtora lá, mais chances haverá de que ela apareça quando alguém buscar.
Marketing para Construtora – Google Ads
O Google tem um programa onde ele oferece parceria a sites. Basicamente, o Google paga um pequeno valor ao dono do site e, em troca, eles disponibilizam um espaço para anúncios, dentro do site.
E é justamente nesse espaço de anúncio que está a oportunidade. Você pode criar anúncios e “pedir” ao Google que os exiba para pessoas que tenham interesse em construções e morem em determinada localidade, por exemplo.
Além disso, você pode gravar um institucional de sua construtora e criar um anúncio em vídeo para que o YouTube, através do Google Ads, exiba seu institucional para pessoas próximas ao escritório.
Enfim, existe um mar de possibilidades com elevado grau de retorno e custo reduzido (os anúncios na internet são muito mais em conta que em outros meios).
Estratégia 2: Anúncios no Facebook Ads
Assim como no Google, o Facebook também permite que pessoas façam anúncios dentro da sua plataforma. E isso é muito vantajoso pois (além dos benefícios gerais já citados) permite que você alcance pessoas que nunca te viram, ou que não seguem sua página/perfil na plataforma.
Da mesma forma que no Google Ads, no Facebook Ads você pode segmentar seu anúncio por localização. Porém, a grande diferença é que a chance de você aparecer para alguém interessado durante o dia é bem maior.
Principalmente porque as pessoas passam muito mais tempo nas redes sociais do que lendo algo em um site que ela pesquisou. Então, uma estratégia muito eficiente é fazer anúncios de alcance, engajamento e venda para pessoas das localidades onde sua construtora atende.
Deixando esses anúncios rodando o dia inteiro você atingirá diversas pessoas interessadas. Porém, lembre-se de colocar as informações das pessoas que você deseja atingir (idade, grau de escolaridade, etc).
Espero que esse artigo tenha te ajudado a visualizar quais são as estratégias mais indicadas para fazer marketing para construtoras.
Se ficou com alguma dúvida, ou se precisar de ajuda, deixe uma mensagem aí nos comentários.
Até mais!