Algo que pode acelerar e muito os resultados do seu negócio é o face ads, Ele pode te trazer clientes até no mesmo dia em que você começar a utilizá-la, só que para isso você precisa saber fazer uma gestão eficiente de face ads.
Não basta apenas entrar de qualquer jeito na plataforma do facebook business e criar um anúncio. Você precisa pensar bem em tudo que está por trás daquele anúncio e definir de que forma aquilo vai te trazer resultado.
Tendo em vista a importância de realizar uma gestão de face ads, nesse artigo vamos te passar algumas dicas de como fazer isso.
Estruture suas campanhas para melhorar a gestão do face ads
A estrutura dos anúncios dentro do facebook é basicamente composta por campanhas, conjuntos de anúncios e anúncios.
Dentro de cada uma dessas partes da estrutura você tem opções diferentes para avaliar. Portanto, é necessário que você visualize seus anúncios de modo segmentado.
Em outras palavras, você precisa enxergar o que cada uma dessas partes da estrutura do anúncio representa. Para te ajudar nisso, falaremos sobre cada uma dessas partes da estrutura.
Nomenclatura de campanha
Vamos começar pela parte que você tem contato primeiro, a campanha. Na campanha é importante que você comece nomeando-a com uma nomenclatura. Nessa nomenclatura você deve definir o objetivo dessa campanha (venda, tráfego, reconhecimento, etc).
Além disso, se nessa conta de anúncio você fizer anúncios para destinos ou partes diferentes do seu negócio de engenharia (é incomum, mas pode acontecer), coloque no nome esse destino também.
Um exemplo, dessa situação descrita anteriormente, é você ter duas pessoas para receber os “leads” no WhatsApp. Suponhamos que uma seja você e a outra pessoa seja uma colaboradora sua.
Então, nesse caso, você escreve no nome da campanha para quem será destinado os “leads” dessa campanha.
Um exemplo dessa nomenclatura aplicada é [TRÁFEGO] WPP SANDRA
Estruture os conjuntos de anúncios para melhorar sua gestão de face ads
Depois que você fizer essa estruturação das suas campanhas é hora de partir para os conjuntos de anúncios.
Aqui também vale aquela mesma regra da nomenclatura, no entanto você deve considerar mais elementos e alguns outros detalhes.
Nomenclatura de conjunto de anúncios
No nome de cada conjunto você deve colocar as informações sobre para qual público aquele anúncio está sendo destinado. Ou seja, Mulheres ou Homens? Interesse? Localização? Idade?
Você deve colocar todas essas informações no nome, naquele mesmo formato mostrado no exemplo anterior.
Estratégia por trás dos conjuntos de anúncios
Quando a gente entra nesse nível da elaboração dos anúncios o objetivo é, entre outros, descobrir uma fatia de público “comprador”.
Ou seja, o objetivo é que o facebook consiga encontrar uma porção de pessoas que tenha maior tendência a atingir o objetivo que você quer.
Então, teste sempre diferentes públicos nos anúncios (pessoas da mesma localidade com sexo diferente, pessoas com idades diferentes, etc). Assim que você encontrar um conjunto que está trazendo bons resultados você pode ir aumentando o orçamento dele aos poucos.
É importante aumentar só aos poucos para que o facebook não reinicie o processo de busca do público e estrague o sucesso do seu conjunto de anúncios.
Estruture os anúncios para melhorar sua gestão de face ads
Em cada anúncio, a ideia que você deve ter em mente é verificar qual criativo está te trazendo mais resultados. Então, novamente coloque um nome claro e estrutura em cada um para que você possa identificar mais facilmente de que se trata cada um.
Existem pessoas que fazem uma gestão de face ads eficiente que defendem que você deve colocar um criativo diferente dentro de todos os conjuntos de anúncio. Em outras palavras, você deveria colocar cada criativo apenas uma vez na campanha.
Isso teoricamente gera um maior quantidade de testes em cada campanha que você fizer, mas pode não funcionar muito bem para você e exigir uma produção muito grande de criativos.
Então, experimente fazer da primeira forma, caso não dê o resultado esperado, teste repetir os anúncios em cada conjunto e veja qual resultado será mais vantajoso para você.
Anúncios para diferentes níveis de consciência
Outra dica importante para melhorar sua gestão de face ads é fazer anúncios para potenciais clientes em diferentes níveis de consciência.
Ou seja, faça anúncios de reconhecimento para pessoas que nunca te viram te conhecerem. Em paralelo, tenha anúncios de relacionamento rodando (engajamento) e também anúncios de vendas, para aquela pessoa que já está pronta para te contratar.
Isso vai fazer com que você tenha sempre pessoas passando pelo seu funil imaginário, digamos assim, criando um fluxo constante de pessoas interessadas no seu serviço.
A depender do seu orçamento, divida em % para cada um desses tipos de anúncios.
Remarketing e Checagem de CPA
Além disso, lembre-se de fazer campanhas de remarketing para pessoas que já tiveram um contato de quase “compra”. E esteja sempre checando se suas campanhas estão trazendo clientes a um custo aceitável.
Ou seja, verifique se o seu CPA está sendo respeitado. Caso não esteja, não hesite em trocar públicos, criativos e pensar em uma nova abordagem para melhorar esses resultados.
É importante estar sempre avaliando o que está trazendo resultado e o que não está, para sempre que necessário fazer ajustes.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender como fazer uma gestão de face ads eficiente. Qualquer dúvida, deixe-a aí nos comentários.
Até mais!