A captação de leads são ações feitas em seu site para que um usuário se converta em lead. Isso acontece normalmente quando um ele interage com uma página de forma espontânea. Por exemplo, ao preencher um formulário, clicar em um link ou realizar uma transação.
O design e a estrutura de uma página de captura de leads são fundamentais para o seu sucesso. O objetivo dos formulários, é coletar dados do consumidor que você poderá usar em seu favor em um futuro próximo.
Uma estratégia para captura de leads deve se basear em dois fatores;
- Devem apelar para a sensibilidade emocional do consumidor
- Atrair visitantes que são mais propensos a se tornarem clientes.
A outra coisa a ter em mente é não tentar forçar uma venda difícil para as pessoas. Sempre busque oferecer opções com base no que o cliente necessita, assim terá uma captura de leads eficiente.
Captação de leads e captação da atenção
Se você cria um artigo mostrando um pouco de seu trabalho, por exemplo, crie um formulário e insira no final da página. Se a pessoa gostou de seus serviços, fará contato de maneira ágil e facilitada.
No entanto, se seu conteúdo não for cativante, o leitor não chegará até o final da página. Isso pode gerar uma estratégia vazia e sem resultados, principalmente para você, que trabalha com prestação de serviços.
Você precisa captar a atenção do consumidor. Captação de leads não envolve apenas a venda, mas a transformação de um usuário em uma espécie de “seguidor” da empresa. Falará bem dela para outras pessoas, por exemplo.
Minimize o atrito
A captação de leads pode se tornar abrasiva. Os visitantes não gostam que sua navegação seja interrompida, daí o aumento do bloqueio de anúncios. Além disso, eles não se sentem confortáveis em entregar seu endereço de e-mail ou outros detalhes pessoais a uma marca que acabaram de descobrir.
Seja esperto! Desenvolva a empatia do usuário e faça ele querer conhecer mais o trabalho. Faça um artigo dinâmico, por exemplo, ou muito bem elaborado, cheio de informações! Com isso podemos garantir resultados muito melhores.
Além disso, entenda que as pessoas não gostam de preencher grandes formulários. Isso pode ser chato, caso deseje muitas informações, mas ao mesmo tempo, é eficiente para capturar mais leads. Às vezes, tudo o que você precisa é de um endereço de e-mail para prosseguir.
Mais tempo = Leads de maior qualidade
Ao criar uma estratégia de captura de leads, determine os objetivos que deseja alcançar a partir da campanha. Mas leve em conta os pontos mencionados acima sobre “intrusão”.
Aqui está uma informação super importante:
- Formas curtas de formulários vão gerar mais leads, formas mais longas geram melhores leads.
Quando os clientes estão dispostos a preencher um formulário com mais campos, é uma indicação sólida de que eles têm uma intenção maior de comprar.
Você ainda precisa encontrar um bom equilíbrio entre a qualidade das informações que você coleta e a disposição dos visitantes para preencher formulários longos.
Algumas considerações importantes são:
- Quão estabelecido é o seu negócio? Pense nisso antes começar sua estratégia de captação de leads;
- Quão único é o seu produto ou serviço?
- Qual é a qualidade do seu serviço com relação aos rivais?
- Você já tem uma lista de e-mail razoável? Se você está construindo uma lista de e-mail, vá para um formulário curto. Se você quiser atualizar sua lista, com leads de melhor qualidade, use um formulário mais longo
Captação de leads: Crie confiança e gere autoridade
A confiança é um grande problema para os compradores de internet. As empresas online são essencialmente negócios sem rosto e personalidade, a maioria dos visitantes do seu site nunca ouviu falar de você. Então por que eles deveriam entregar seus dados de contato pessoal?
O maior problema para os anunciantes é que o mercado online está saturado. Além disso, muitas marcas não conseguem entregar o que prometem. Posteriormente, a maioria dos consumidores não confia na publicidade tradicional.
Para superar esse obstáculo, inclua evidências que apoiem a reivindicação que você está fazendo, ou conteúdo que o posiciona como um especialista em sua área. Isso gera, sobretudo, autoridade!
Reforce os benefícios de sua oferta
Todo comerciante sabe incluir os benefícios do seu produto ou serviços em seu site. Porém, poucos tomam medidas para reforçar esses benefícios em outras formas de publicidade, como as landing pages.
Tente não ser invasivo, mas destaque seus serviços. Você é um profissional que pode oferecer ótimos resultados e isso é fundamental para o cliente.
Conclusão
Se está buscando melhorar a sua captação de leads, continue lendo nossos artigos. Há muitas maneiras de fazer isso e é interessante tentar mais de uma.
E lembre-se, seus clientes devem buscar seus serviços porque você é o melhor. Divulgue bem e mostre que os melhores resultados podem ser encontrados com você. Na web, terá muitas oportunidades!
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