Ter clientes é algo fundamental e a internet é uma excelente ferramenta para consegui-los, mas você já se perguntou como conquistar clientes online?
Sabemos que cada área tem sua peculiaridade, principalmente em função da variedade do perfil do cliente. Ou seja, clientes de um petshop têm perfil diferente dos clientes da engenharia, portanto são melhor alcançados através de plataformas diferentes, com uma comunicação diferente.
É fundamental saber as características dos seus clientes para conseguir identificar em qual plataforma e através de qual comunicação ele poderá ser alcançado.
Para te ajudar a ter êxito usando as ferramentas da internet nesse artigo falaremos sobre como alcançar clientes online na construção civil.
Conheça seu cliente
O primeiro passo é conhecer o seu potencial cliente, isso engloba saber a faixa etária, faixa de renda, desejos, sonhos, medos, como ele se relaciona, na internet, com as pessoas, etc.
Todas essas características trazem consigo outras informações.
Por exemplo, se você souber que seus potenciais clientes têm entre 35 e 45 anos, você deduz que essas pessoas talvez já estejam querendo construir algo sólido que lhes dê paz, ou algo que pretende construir para benefício dos filhos (que é outra informação importante, se tem filhos ou não).
Em outras palavras, você consegue extrair dessas informações um quadro mais completo de como aquela pessoa tende a agir em certas situações e o que ela deseja alcançar ao utilizar seus serviços.
Assim também você consegue ter uma ideia de qual a plataforma que ela mais usa para comprar serviços como o seu.
Encontrando seu público
Para você ter uma ideia (caso ainda não tenha) de quais são as características no seu público, existem algumas ferramentas interessantes.
Público no Facebook
A primeira delas é o Audience Insights, essa ferramenta do Facebook permite que você visualize características como idade, escolaridade e alguns outros, de pessoas que tem interesse em determinados assuntos.
Lá você pode fazer uma avaliação das características que seus potenciais clientes possuem, observando as informações de pessoas que têm interesse a algo ligado a algum serviço da construção civil.
Público no Google
Além do Facebook, existe também a possibilidade de encontrar informações sobre as pessoas que possivelmente serão seus clientes.
Diferentemente do Facebook, no Google você busca informações sobre pessoas que pesquisam termos específicos.
Em outras palavras, você pode ver algumas informações de quem pesquisa, por exemplo “engenheiros em São Paulo” ou “como contratar um engenheiro”. Então, de certa forma, os públicos do Google são bem mais intencionados.
Para encontrar a ferramenta do Google que permite fazer isso você precisa acessar o site do Google Ads. Além disso, o Google Ads permite que você faça anúncios para pessoas que visitam sites específicos.
Falaremos um pouco mais sobre anúncio em outro tópico.
Plataformas
Hoje em dia plataformas como o Google e o Facebook tem um grupo de pessoas enorme, inclusive pessoas interessadas na construção civil. Porém, nessas redes elas podem se sentir inseguras para adquirir esses serviços, por algum motivo. Por isso é importante conhecê-los.
No caso de áreas mais formais como a construção civil uma boa opção pode ser tentar buscar esses clientes através do Linkedin, que é uma rede social muito ligada a área profissional.
Anúncios
Uma vez que você já sabe onde encontrar seus clientes e como se comunicar com eles, é hora de pensar em um aspecto mais prático da sua busca por clientes online, qual método você vai usar?
Existem duas grandes metodologias usadas: tráfego pago e tráfego orgânico.
Para conseguir clientes na construção civil, de forma online, a forma que te trará resultados mais rápido é o tráfego pago.
Esse método se traduz no uso de anúncios pago para alcançar clientes online. As grandes vantagens de usá-lo é que você pode alcançar uma quantidade infindável de pessoas já no primeiro dia que começar a executar.
Em outras palavras, você tem chances boas de conseguir clientes já no primeiro dia que começar a rodar seus anúncios. Além disso, dar par definir exatamente para quais pessoas você deseja que aquele anúncio apareça.
Dessa forma, é possível aumentar sua taxa de sucesso pois você poderá definir o púbico que realmente tiver interesse nos seus serviços.
Para que suas estratégias de anúncios sejam eficaz é interessante dividir seus anúncios em “oferta” e conteúdo.
Conteúdo
No conteúdo você vai levar até as pessoas informações que você acredita que pode ajudá-las, na área, de alguma forma. O objetivo desses anúncios serão gerar o sentimento de reciprocidade nas pessoas e fazer elas te enxergarem como autoridade no assunto.
Além, é claro, de ajudá-las.
Oferta
Nesses anúncios você não precisa fazer uma oferta diretamente (caso ache inadequado ou seja antiético). A ideia é que você apenas mostre algo para as pessoas que façam elas perceberem que podem te contratar.
Algo como as informações que tem em seu cartãozinho, pode ser uma opção.
Espero que esse artigo tenha te ajudado a enxergar formas eficientes de como conseguir clientes online na construção civil.
Diga-nos, através dos comentários: quais dos pontos você achou mais interessante?
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