É bem provável que você contador esteja cansado de saber que a declaração e restituição do Imposto de Renda deve ser realizada anualmente para a Receita Federal Brasileira (RFB).
Ao ter declarado seu imposto de renda, o contribuinte tem dois direcionamentos possíveis: ou ele possui direito de restituição do imposto de renda, e com isso poderá receber um valor referente ao que pagou a mais como impostos, ou poderá ainda ser obrigado a pagar alguma diferença à Receita Federal.
Como comentado anteriormente, a restituição de Imposto de Renda funciona como uma devolução de valores contribuídos a mais pelo contribuinte, conforme a quantidade de tributos que pagou no ano-calendário declarado.
É possível calcular e saber o valor da restituição, que depende do total de rendimentos do cliente contribuinte e faixa de renda dele. Também entra no cálculo o número de dependentes, a quantidade de fontes pagadoras e as despesas deduzidas.
Dessa forma, com as informações fornecidas, o sistema calcula se o cliente contribuinte tem um valor a pagar ou a receber. Neste último caso, haverá a mensagem “imposto a restituir”.
A Restituição do Imposto de Renda é por muitas pessoas esperada, já que representa ao cliente uma considerável renda extra no ano, caso tenha pago imposto a mais do que deveria.
SAIBA MAIS SOBRE O IMPOSTO DE RENDA
A Restituição de Imposto de Renda como Negócio para o contador
A Restituição do Imposto de Renda pode representar uma ótima fonte de renda para você, contador, através do serviço de declaração deste imposto para seus clientes.
Você também pode fazer dela uma forma de conquistar novos clientes na época de declaração do imposto e mantê-los por longa data, como clientes deste serviço e de outros serviços.
Para isso, é importante que você:
Esteja sempre atualizado quanto às datas e processos
Prepare-se para tirar dúvidas dos clientes com prontidão, assim você passa autoridade e confiança e pode conquistar o cliente para realizar a declaração de imposto de renda com você ou com seu escritório.
É importante saber, por exemplo, como verificar o valor de restituição do imposto de renda e as datas mais prováveis de recebimento da restituição.
Tenha seus processos otimizados
É comum que muitos clientes deixem para a última hora e você pode acabar se sobrecarregando. Além disso, prepare um plano de ação para evitar problemas com o prazo de entrega da declaração.
Crie conteúdo na internet
Se você cria conteúdo na internet ou possui alguma forma de contato direto com seus clientes, crie um calendário editorial específico para esse tema: comece com antecedência a enviar avisos de que o período de declaração de imposto de renda está próximo.
Não se esqueça de expor o calendário vigente e de comentar as vantagens de contratar um profissional especializado nisso e não ter dores de cabeça. Outros temas indispensáveis são os erros de tentar declarar sozinho, e os benefícios da contratação de um profissional adequadamente qualificado.
Gerando este tipo de conteúdo você educa seu público a fazer a declaração com maior prazo, sem deixar para última hora a solicitação da restituição do imposto de renda, evitando tensão e correria. E caso você ainda não crie conteúdo na internet, deve começar agora (caso queira crescer) pois a criação de conteúdo gera notoriedade para seu nome, sua empresa, gera autoridade para você como profissional, e quem é visto é lembrado.
Quem as pessoas vão lembrar de contratar quando precisarem de um serviço na área?
Anuncie os seus serviços
Assim você poderá alcançar muitos clientes que ainda não te conhecem ou não conhecem sua empresa.
Essa pode ser a virada do seu negócio, crescendo com anúncios e fidelizando clientes com um atendimento de qualidade. Se para você trabalho remoto não é problema, você pode anunciar para todo o país e ir segmentando o anúncio conforme vai recebendo os dados do público que viu e se interessou pelo seu negócio.
Caso perceba que não conseguirá realizar o trabalho sozinho ou com a equipe que possui, tenha contatos de profissionais competentes que possa solicitar suporte, demandando parte do trabalho a eles.
Mantenha-se atento às mudanças e atualizações sobre a declaração do imposto de renda, pois pode haver detalhes que mudam de um ano para outro. Inclusive as decisões políticas podem impactar a realização da restituição.
Para facilitar no desenvolvimento dos processos, pode-se pensar na aquisição de um software de gestão, para agilizar e otimizar processos. Quando você e / ou sua equipe estiver ficando mais sobrecarregada, é possível contratar uma assistente virtual e otimizar tempo de atendimento com esta profissional.
Conclusão
Trabalhar com Restituição do Imposto de Renda pode ser uma ótima oportunidade de crescimento e consolidação profissional para você e sua empresa, pois com uma assistência certa as pessoas podem ser fidelizadas e trazer mais serviços, recomendar sua empresa aos mais próximos, entre outros.
Portanto, a palavra de ordem é apresentar qualidade, competência, valor, e estratégia para que você atinja seus objetivos.
Não sabe como fazer seu cliente chegar até você? Fale com nossos especialistas.
Acompanhe-nos também no Instagram.