Por onde começar a estudar Direito para concursos

direito para concursos

É muito comum ouvir que o concurso é a única forma de obter a tão sonhada estabilidade financeira, então, por isso, estudar para concurso é tão estimulado. E isso ocorre com uma frequência maior com os estudantes de Direito, então hoje vamos dar dicas de como estudar Direito para concursos.  

Existem concursos para todas as áreas, mas existe uma demanda muito maior em relação a concursos para Direito, e esse é o impulso que você precisa, por mais que já esteja atuando em sua área.  

Direito para concursos não é um bicho de sete cabeças, independente do nível que você estiver. Mas o essencial e primordial nesse momento inicial é que você reconheça qual o seu status atual em relação aos assuntos trabalhados em concurso.  

Não adianta ficar desesperado e achar que vai conseguir estudar tudo da noite para o dia. 

Reflita e teste os seus conhecimentos. Agora sim, você pode começar os seus estudos.  

Direito para concursos

Qual concurso você vai fazer?  

O maior erro dos estudantes para concurso, não só na área de Direito, é estudar aleatoriamente para qualquer concurso e achar que isso vai funcionar.  

O estudo é sempre válido, você não perde por estudar demais, mas se você almeja passar em um concurso, é necessário que haja o foco.  

Decida o concurso que você vai fazer, pois dessa maneira é possível estudar focado na forma de avaliação da banca.  

Todo concurso é aplicado e formulado por uma banca, logo, cada banca tem a sua forma de questionar algum assunto.  

Quando você entende a forma de avaliação da banca, o estudo fica direcionado e você tem mais sucesso em seu concurso.  

Além disso, refazer as provas daquela banca, mesmo que não seja do seu concurso propriamente dito, pode ajudar bastante a compreensão.  

Inicie os estudos com disciplinas básicas  

Em sua estratégia para estudar direito para concursos, o início parte do mais básico possível, claro que tomando como base o edital publicado pelo concurso.  

Sabemos que alguns assuntos previstos para o concurso podem ser muito difíceis, e por isso você deve começar pelo básico. Isso inclusive vai te ajudar a entender melhor outras disciplinas mais elaboradas.  

Quando falamos de disciplinas básicas estamos nos referindo a Direito Constitucional e Direito Administrativo. Essas duas disciplinas são basicamente as bases para qualquer entendimento no mundo jurídico.  

Ao analisar o edital do concurso, veja o que o concurso vai querer de você em específico dessas matérias, depois comece os estudos por ela.  

O recomendado é que você refaça algumas provas antigas e se acostume com a linguagem usada. É possível complicar bastante a linguagem dessas disciplinas, e não adianta recorrer à doutrina, tem que saber como a banca fala sobre isso.  

Preciso decorar a letra da lei ao estudar direito para concurso?

Para a graduação, e para a sua vida enquanto operador do direito, não é necessário decorar o que está constando na lei. Porém, você tem que saber como a banca do seu concurso vai cobrar isso de você.  

Alguns concursos exigem que você tenha o mínimo conhecimento em como é dito nas legislações e afins.  

Quem é do Direito sabe exatamente como uma palavra ou pontuação pode mudar completamente o sentido daquela norma jurídica.  

Você deve estudar o conteúdo juntamente com a letra da lei, assim você consegue memorizar ao menos como as palavras estão organizadas na legislação.  

Porém, não estamos falando que você deve decorar as leis. Acima de saber as leis, você deve compreender sobre a sua aplicação.  

De nada vai adiantar saber sobre as leis e como elas estão dispostas, se não souber a sua devida aplicação.  

Aprenda a interpretar o que está previsto na lei. Uma dica importante é, se não tiver um Vade Mecum, é imprimir a legislação referente ao seu concurso e ler sempre que possível.   

Não se assuste com o linguajar  

O linguajar do Direito realmente possui uma formalidade maior do que outras áreas, o conhecido juridiquês.  

Sabemos que em um momento inicial esse exagero de formalidade pode assustar, principalmente na hora do concurso.  

Mas o que nós recomendamos a você é que crie um hábito da leitura sobre determinadas áreas que usam palavras não usuais.  

Com o tempo você vai perceber que já se acostumou e lê os assuntos com mais fluidez. 

Assistir a séries de advogados pode te ajudar a entender melhor algumas palavras.