Logotipo Direito: Características necessárias para uma marca profissional<span class="wtr-time-wrap after-title"><span class="wtr-time-number">8</span> min. de leitura</span>
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Atualmente, a maioria das empresas precisam definir um logotipo direito para ser reconhecida e mentalizada pelas pessoas. Não é diferente na advocacia. A criação da logomarca para advocacia faz parte do processo de criação da identidade visual para advocacia e demonstra o cuidado dos advogados ao apresentar a empresa de maneira formalizada e profissional.
Tudo isso ajuda no processo de padronização de uma imagem sólida e com todos os materiais definidos. E naturalmente os clientes vão se ligar a imagem que sua advocacia deseja transmitir. Um bom logotipo para advocacia deve transmitir os valores do seu escritório e torna-lo diferenciado. Portanto deve ter um cuidado único tanto na criação do símbolo, como nas cores e tipografia. Jamais copie elementos de outras advocacias, pois esse trabalho pode enviar uma mensagem negativa. Também deve ser levado em consideração que a criação da logomarca para advocacia deve ser utilizada com sutileza, levando em conta o Código de Ética da OAB.

Definindo um padrão de cores para o logotipo da advocacia

Como parte da identidade visual, a escolha do padrão de cores é um dos elementos que deve ser seguido na criação do logotipo para advogados. Se você escolhe uma cor que não condiz com a atividade de serviços jurídicos, você não transmite profissionalismo e acaba por prejudicar todo o design da identidade visual.

Nossa dica é utilizar uma paleta de cores com aproximadamente 2 a 3 tonalidades. Evite utilizar cores fortes ou que estão na moda, pois uma marca para este ramo de atividade deve buscar tradição e passar confiança para o subconsciente dos possíveis clientes. Se a advocacia elabora ou se apresenta com uma marca com cores do arco íris certamente não ira transmitir a mensagem correta. Um outro detalhe é evitar muitos efeitos, a logomarca da advocacia deve buscar originalidade mas sutileza.

Aqui na Aprimora Web nós realizamos sempre um briefing com nossos clientes buscando sugerir algumas ideias e também entendendo quais cores os advogados desejam associar a sua marca. Mas sempre estamos disponíveis para realizar diversas alterações de cores aplicadas a mesma arte, pois as cores comunicam emoções às marcas. Portanto deve ser sutil e equilibrada.

Pense na aplicação do logotipo em outros materiais

Como parte da identidade visual, a escolha do padrão de cores é um dos elementos que deve ser seguido para os demais materiais como cartão de visitas, pastas, papel carta, etc. Portanto é importante imaginar a aplicação do símbolo e tipografia nos demais materiais. Por exemplo, utilizar efeitos de sombra pode prejudicar materiais que necessitam de impressão gráfica com verniz localizado. Para a melhor aplicação em outros materiais o logotipo da advocacia deve possuir cores sólidas e evitar ao máximo o uso de degradê.

Busque a uma tipografia ideal

A escolha da fonte é um fator indispensável da criação de um logotipo. Cada segmento de atuação pede um estilo único para transmitir uma mensagem. Na maioria dos projetos de criação de logotipo para advocacia, utilizamos a tipografia como uma forma de transmitir autoridade, seriedade e tradição. Portanto a escolha normalmente é da Times New Roman, mas normalmente enviamos aos nossos clientes outras alternativas que passem a mesma impressão. Um outro fator além da escolha da fonte, que devem ser utilizados com moderação, são os efeitos de espaçamento entre as letras e o tamanho da fonte em relação ao símbolo. Um deslize na configuração desses itens no programa gráfico utilizado e a fácil leitura do logotipo pode estar comprometida.

Conclusão

Essas são algumas dicas que devem ser levadas em consideração no momento da construção da sua logomarca para advocacia. Pense que a escolha dos detalhes é muito importante, pois você vai utilizar essa marca por muitos anos, ela será replicada em todos os seus materiais de papelaria e será vista por todos os seus clientes atuais e futuros.
E se você ainda não tem uma logomarca definida para sua advocacia, ou deseja saber como podemos modernizar a sua marca para deixa-la mais atrativa, conheça a solução que desenvolvemos especificamente para advogados e escritórios de advocacia.

Espero ter acrescentado com algumas dicas relevantes sobre a criação de logotipo para advocacia. E se você ficou com qualquer dúvida relacionada a este assunto, tudo o que você precisa fazer é escrever nos comentários abaixo assim nossa equipe pode te ajudar. E se você gostou das dicas, fique à vontade para compartilha-las com seus amigos nas redes sociais através dos botões de compartilhamento que estão aqui embaixo.


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