Inbound marketing para advogados: como aplicar as estratégias corretas

Você pode ter tentado encontrar estratégias de marketing jurídicos, mas deparou-se com limitações devido ao Código de Ética da OAB. O marketing tradicional utiliza técnicas de persuasão, que são proibidas na profissão jurídica.

No entanto, há ferramentas que podem proporcionar um bom retorno aos escritórios de advocacia.
Estes instrumentos são frequentemente gratuitos e cumprem todas as normas. Uma delas é o “inbound marketing para advogados”.

Podemos também dizer que o “inbound marketing” refere-se a uma série de estratégias que buscam atrair oportunidades de mercado com conteúdo de qualidade.

O resultado isso é garantir que o escritório de advocacia seja mais relevante, especialmente em ambientes digitais através, por exemplo, de notícias, textos e outros conteúdos.

Em meio a esse cenário, vamos explicar o que é inbound marketing para advogados e maneiras para aplicar as estratégias corretas.

Continue a leitura e confira!

O que é inbound marketing?

O inbound marketing é uma estratégia para conquistar clientes criando conteúdo informativo.
Essa estratégia é completamente diferente do marketing tradicional.

Além disso, o inbound marketing é uma forma de fornecer conteúdo de valor para os clientes, enquanto a publicidade tradicional promove produtos.

Dessa forma, advogados ou escritórios de advocacia podem criar artigos, e-books e vídeos na prática para ajudar seu público-alvo.

Inbound marketing para advogados: restrições da OAB

Podemos ver a rapidez da comunicação e que é fundamental estar presente em todos os canais de comunicação para se destacar no segmento em que você trabalha. Isto também seria verdade para o mercado jurídico.

Particularmente, quando consideramos as muitas regras que dificultam a agressividade do mercado.
Vamos agora discutir algumas razões pelas quais o inbound marketing para advogados pode ser uma ótima maneira de fazer marketing jurídico. Isto sem comprometer as normas da OAB.

Veja abaixo os benefícios do inbound marketing para advogados:

  • Promove relevância para o seu escritório: Seu escritório pode estar presente no mundo digital com informações relevantes e diferenciadas. Isso permitirá que você aumente a qualidade e a seriedade do serviço.
  • O inbound marketing vai ajudá-lo a atrair mais clientes: isso funciona como um filtro porque aqueles que o procuram provavelmente estarão interessados no produto ou serviço.
  • Seu escritório vai crescer: o crescimento da marca e a atração do cliente são fatores-chave no sucesso do seu escritório. Eles ajudarão seu escritório a se destacar no mercado jurídico.

Estes são apenas alguns exemplos de como uma estratégia de inbound marketing pode ser aplicada e bem planejada. É importante aderir às normas de marketing legal.

É importante destacar algumas normas do Código de Ética da OAB. Isso permitirá que você trabalhe inbound marketing sem problemas com o Órgão.

Ações que você deve evitar no inbound marketing para advogados

Há algumas ações que podem muito bem utilizadas, como já mencionamos ao longo do texto. Não esqueçamos de mencionar também ações que devem ser evitadas.

  • Utilizar cores chamativas e extravagantes;
  • Distribuir imagens relacionadas ao Foro Judicial;
  • Artigos que não estejam no âmbito legal ou conteúdo de terceiros, sem autorização ou menção;
  • Comunicar ofertas de serviços e consultas; também, divulgar preços;
  • Conteúdos com publicidade direta ou usar termos e frases para persuadir os leitores.

Esses exemplos ajudarão você a entender o que evitar ao empregar sua estratégia de inbound marketing.

Dicas de inbound marketing para advogados

Esteja ciente de que o inbound marketing é diferente para advogados do que para outros negócios.

Abaixo estão algumas dicas para advogados e escritórios de advocacia que acreditamos que irão ajudá-lo a aproveitar ao máximo seu tempo e maximizar seus recursos.

Especialize-se em uma área específica do direito

Se você é capaz de fazer tudo no negócio certo, é difícil provar seu valor e mostrar o quão valioso é o seu serviço.

Você tem que ser uma autoridade no seu campo escolhido, assim, certifique-se de promover sua expertise em seu site, blog ou redes sociais.

Crie um site funcional

Um site do WordPress é essencial para o seu sucesso no marketing, seja você apenas começando, parte de uma nova equipe ou de uma empresa estabelecida.
Seu site pode ter um bom desempenho se for devidamente desenvolvido e mantido. Isso permitirá que você seja reconhecido como um especialista e líder entre os clientes potenciais e existentes.
Seu site deve mostrar claramente o que você faz e indicar seu nicho. Se você oferece vários serviços em seu mercado, certifique-se de descrevê-los claramente.

Não tenha medo de doar conteúdo

Escreva um guia, e-book ou outro recurso em sua área local. Disponibilize-o em seu site, bem como em seus perfis de mídia social.

Você não perde seu conhecimento e experiência através deste tipo de atividade. Essa atividade ajuda você a ser uma autoridade no seu semento e se conectar com potenciais clientes.

Dessa forma, você precisa oferecer boletins informativos para vender bons conteúdos.

Presença nas redes sociais

As redes sociais têm sido utilizadas para marketing e vendas desde o seu início. No entanto, muitos ainda sentem que não é uma boa ferramenta para o seu negócio. Lamento decepcioná-lo, mas as redes sociais são uma ferramenta poderosa.

As redes sociais têm um poder tremendo e, quando usadas corretamente, podem ser uma ferramenta poderosa para fazer crescer o seu escritório de advocacia desta forma:

  • Reconhecimento da marca e liderança de pensamento
  • Melhor classificação nos motores de busca para o seu website
  • Apresente o seu conteúdo perante um público alvo.
  • Trabalho em rede com especialistas do mercado
  • Estabelecimento de novas relações comerciais
  • Os leads quentes podem aumentar as visitas ao site e sua rede social;
  • Obter novos negócios para a sua firma de advogados.

Acompanhe os posts

Um cronograma de lançamento é importante, além das dicas mencionadas acima.

Você pode criar um cronograma a partir de um cronograma que já tenha criado ou esboço. Isto permitirá que você saiba que conteúdo você estará produzindo. Ele também lhe dirá quando e onde será compartilhado, juntamente com quais usuários cada um alcançará.

Isto permitirá que você descanse mais facilmente sabendo que tudo está programado antes do tempo. Também mostrará que você se preocupa com seus usuários e está disposto a alimentá-los com conteúdos.

Manter um relacionamento

Muitas pessoas ignoram a importância de fazer um grande trabalho pós-venda. Mesmo que uma pessoa possa ter usado seus serviços antes, isso não significa que eles devem ser ignorados.

É fundamental manter contato com clientes que já são clientes. Continue fornecendo conteúdo de qualidade, mas em uma direção diferente. Você pode continuar a deleitá-la com seus serviços, embora ela já está familiarizada com eles.

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