Checklist definitivo: Como montar um escritório de advocacia

Checklist definitivo: Como montar um escritório de advocacia

Todo advogado sabe que parte de como montar um escritório de advocacia é possuir um perfil adequado para gestão. Neste artigo você vai saber quais são os outros fatores que devem ser observados.

Segundo previsões da Ordem dos Advogados do Brasil, até 2019 teremos cerca de 126 mil escritórios de advocacia formalizados. Um crescimento de 6x nos últimos 5 anos. A formalização de jovens advogados e de escritórios de pequena estrutura trazem junto outras questões que fomos buscar para agregar conhecimento a este artigo. Confira na íntegra logo abaixo.

Realizando o planejamento da sua advocacia

Defina quais serão suas especialidades

A etapa de planejamento é o marco inicial para definir como montar um escritório de advocacia e o primeiro passo desse planejamento é escolher em quais especialidades você vai atuar e quem vai atender cada segmento.

Não é recomendável ter um escritório que atenda todos os campos jurídicos existentes e para ter diferenciais nas especialidades do escritório que você pretende montar, você pode buscar parceiros que trabalhem em especialidades distintas da sua, desta forma, você consegue atender uma demanda maior de clientes.

Apenas o exercício de definir as especialidades com as quais deseja que seu escritório trabalhe, resolve o processo de seleção de seus sócios ou funcionários, se for o caso.

Defina seu público-alvo

Após definir as especialidades, o segundo passo na hora de montar um escritório de advocacia é determinar qual será o público-alvo (ou a persona) que seu escritório deverá atender.

Desenhar um personagem fictício descrevendo a faixa de renda, a idade, os tipos de dores que este cliente apresenta ao chegar no seu escritório  vai ajudar sua equipe a entender, criar uma estratégia de marketing jurídico e até mesmo realizar o atendimento para cada público, para entender mais sobre este assunto acesse o post sobre criação de personas na advocacia.

Equipe interna e formalização

Uma vez que ficaram claras todas as especialidades e o público alvo é hora de pensar no organograma da sua equipe interna e na formalização da sua advocacia.

Para concluir o projeto de como montar um escritório de advocacia você deve saber quais profissionais deseja e precisa contratar, bem como todos os passos para a formalização de seu negócio.

Lembre-se de que ao dar esse passo você se torna um empreendedor e, como tal, deve estar preparado. Busque um contador de confiança para lhe auxiliar na formalização do seu escritório e obter todas as informações sobre contratação de colaboradores e estagiários, antes de abrir um processo seletivo.

Como montar um escritório de advocacia na prática

  • Optando por local físico

Depois do planejamento entramos na parte prática de como abrir um escritório de advocacia. Nesta fase o primeiro passo é escolher o como será a estrutura de escritório que você vai montar.

Se você escolher montar seu escritório em um espaço físico, deverá se preocupar com o endereço do local, que deve ser em um lugar onde seu público-alvo tenha acesso, bem como com a mobília, o valor do aluguel, e todos esses detalhes.

  • Optando por Coworking

Optar por um sistema de coworking (escritório de trabalho com locação flexível e salas privativas ou compartilhadas) é uma outra possibilidade que pode ajudar na redução de custos, já que provavelmente você ainda não possui uma carteira de clientes.

No coworking você também pode alugar salas de reunião por determinados períodos. Optando por salas privativas você consegue comportar facilmente uma equipe pequena e ainda gerar um networking com outros empreendedores do local, que podem eventualmente se tornar seus clientes.

Antes de optar por esse sistema, pense nos prós e contras dessa modalidade. Lembre-se que é necessário elaborar e firmar um contrato de trabalho detalhado e completo, que garanta a segurança das duas partes envolvidas. Se possível faça a locação de pelo menos 3 coworkings por no mínimo 1 hora, assim você sentirá o ambiente e pode imaginar como seria trabalhar no local.

  • Optando por home-office

Uma outra forma de dar o primeiro passo ao montar um escritório de advocacia, é optando por trabalhar no modelo de home-office, ou seja, executando seu trabalho e interagindo no atendimento com uma equipe remota.

Escolhendo essa modalidade, certifique-se de que haverá um espaço exclusivamente dedicado ao seu escritório em sua casa, para que a rotina de trabalho não seja prejudicada e se confunda com sua rotina caseira habitual.

Com as ferramentas de comunicação atuais (como Skype e WhatsApp), é possível trabalhar em home office e manter a comunicação durante todo o período de expediente com sua equipe, compartilhar telas do computador e até mesmo terceirizar o atendimento telefônico.

Ferramentas adicionais para seu crescimento

  • Sua advocacia precisa se posicionar na internet

Independente da estrutura selecionada na etapa anterior, sua advocacia, assim como qualquer outra empresa, precisa ter um posicionamento à altura na internet.

Para advogados que estão no início de carreira é um excelente diferencial visualizar o potencial das estratégias digitais, uma vez que você entende como funciona o marketing digital jurídico, começando pela busca de uma agência especializada em sites para advogados, isso pode ser o gatilho impulsionador para o crescimento da sua advocacia.

  • Atendimento telefônico terceirizado

Uma boa alternativa para reduzir seus custos  é contratar um serviço de atendimento telefônico terceirizado, para não perder eventuais clientes que possam entrar em contato quando você está em alguma audiência, ou fora do escritório por algum outro motivo.

Através de um serviço como esse, o atendimento telefônico do seu escritório pode oferecer aos seus clientes um roteiro totalmente profissional e sério, demonstrando que a sua empresa é estruturada e também é possível solicitar que as ligações sejam transferidas para seu celular.

  • Encontre parceiros estratégicos por segmento

A nossa dica final é buscar parcerias estratégicas por cada segmento definido para que você aumente a sua taxa de conversão de clientes, o famoso boca a boca. As parcerias são muito importantes para advogados que estão iniciando suas carreiras, pois é através delas que poderá aumentar a sua carteira de clientes.

Essas parcerias devem ser escolhidas de forma inteligente, é preciso ter em mente que um bom parceiro é uma pessoa que compartilhe dos mesmos valores que você.

As parcerias podem iniciar de empresas de segmentos relacionados à sua atuação, como contadores, corretores de convênio médico ou até mesmo um outro advogado que você considere concorrente pode acabar se tornando um parceiro em potencial, aliás, manter-se isolado dos seus colegas de profissão, pode acabar significando a perda de grandes oportunidades.

Comece a observar seus colegas menos como ameaças e mais como parceiros,  desta forma você vai perceber que pode acabar conseguindo parcerias lucrativas, que façam todos crescerem cada vez mais.

Conclusão

Neste artigo trouxemos para você informações sobre como montar um escritório de advocacia com dicas práticas. Espero de verdade que essas informações possam ajudá-lo a conseguir alavancar a sua carreira e contribuir para a sua trajetória profissional.

Se você gostou desse post, pode contribuir incentivando a criação de mais conteúdos com dicas para a construção de uma carreira sólida na área jurídica. Basta compartilhar este artigo com seus amigos clicando no link de sua rede social favorita. Abraços.

BAIXE AGORA O EBOOK GRATUITAMENTE

[eBook] Como posicionar sua advocacia na internet
COM IMPACTO

Um guia para ingressar na internet e implementar de uma vez por todas sua advocacia nos canais digitais.
EU QUERO BAIXAR AGORA
ebook como posicionar sua advocacia na internet com impacto

COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM SEUS AMIGOS

Deixe uma resposta

BAIXE AGORA O EBOOK GRATUITAMENTE

[eBook] Como posicionar sua advocacia na internet
COM IMPACTO

Um guia para ingressar na internet e implementar de uma vez por todas sua advocacia nos canais digitais.
EU QUERO BAIXAR AGORA
ebook como posicionar sua advocacia na internet com impacto

Receba um orçamento em minutos
SOLICITE ORÇAMENTO
Facebook Aprimora Web
Sua advocacia ainda não está na internet? Veja como os canais digitais podem ACELERAR seu crescimento
CLIQUE AQUI

COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM SEUS AMIGOS