Como conseguir clientes na advocacia com ajuda da internet<span class="wtr-time-wrap after-title"><span class="wtr-time-number">11</span> min. de leitura</span>
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Como conseguir clientes na advocacia com ajuda da internet11 min. de leitura
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A captação de clientes pode ser uma das grandes dificuldades dos advogados, principalmente aqueles que estão iniciando a carreira. Desenvolver uma estratégia de divulgação eficiente e que respeite a regulação da OAB pode não ser uma tarefa das mais simples, porém é extremamente necessária para ajudar a conseguir clientes na advocacia.

Existem inúmeras formas de fazer a captação de clientes na advocacia, mas o método mais utilizado atualmente tem sido através da internet. Saiba mais neste artigo sobre isso.

A captação de clientes

Aproximadamente 8 em cada 10 advogados que procuram os serviços da Aprimora Web buscam prospectar clientes de alguma forma.

Como realizamos um estudo das necessidades caso a caso com nossos clientes, buscamos entender quais são os reais objetivos e necessidades na captação de clientes na advocacia.

Assim, percebemos que esta é uma preocupação bem frequente. Muitos advogados que escolhem não realizar nenhum tipo de ação no sentido de captar clientes na advocacia para não enfrentar problemas éticos e legais.

O ponto é que as limitações impostas pela OAB visam defender a classe, mas asseguram o direito à promoção de algumas maneiras que, se utilizadas com criatividade e empenho, podem ser diferenciais para seu escritório. Vamos juntos estudar formas de fazer isso?

Conheça todas as limitações da OAB

A Ordem dos Advogados do Brasil impõe algumas regras para a captação de clientes na advocacia e antes de pensar em traçar as estratégias de divulgação dos seus serviços, você deve conhecer essas limitações.

Limitações gerais

A Ordem dos Advogados do Brasil estabelece regras para a captação de clientes na advocacia de forma geral, proibindo os advogados de fazerem publicidade de seus serviços ou escritórios em suas orientações.

Desta forma, os modos tradicionalmente usados para fazer publicidade, como distribuição de panfleto, anúncios publicitários e outras estratégias como essas, não podem ser utilizadas por advogados brasileiros para a divulgação de seus serviços.

O que não pode na internet?

Na internet, a premissa básica é a mesma para a publicidade dos serviços de advocacia. A captação de clientes para advocacia na internet também não pode ser realizada através de propagandas como a divulgação de flyers e outros tipos de publicidade tradicional.

Mas isso não significa que você deva ficar parado esperando que os clientes batam na porta do seu escritório, não é mesmo?

Mesmo que você não possa se utilizar das estratégias de marketing tradicional para conquistar clientes para seu escritório de advocacia, ainda assim, existem outras alternativas.

Como fazer marketing jurídico digital que dê resultados

Para fazer captação de clientes na advocacia através da internet você não precisa fazer uso das estratégias tradicionais de marketing e propaganda, mas pode apostar numa estratégia diferente,  cada vez mais adotada pelos advogados utilizando um marketing jurídico digital eficaz.

Entretanto, para que seu marketing jurídico digital dê resultados é necessário que você conheça melhor as estratégias de marketing digital e as utilize para conquistar sua clientela.

Procure material sobre o tema, estude, e aplique as técnicas, e verá como os clientes começarão a vir até você.

Conheça as suas limitações

Além das limitações da OAB é importante que você conheça e saiba lidar com as suas próprias limitações na hora de pensar sobre como conseguir clientes na advocacia. Observe os seguintes pontos:

Crescer de acordo com o seu orçamento

A sua primeira limitação está relacionada ao seu orçamento. As estratégias de marketing jurídico que você vai utilizar dependem do quanto você tem disponível para investir nessa área.

O mais interessante é que o marketing digital disponibiliza uma série de ferramentas gratuitas e outras de custo bastante baixo, logo, essa é uma forma de divulgar seus serviços, mesmo que você não tenha um valor muito alto para investir em divulgação.

Você não precisa saber de tudo na vida

Outra limitação própria que você deve observar, é que você é um advogado, por isso, talvez você não entenda muita coisa sobre marketing jurídico digital e não saiba bem como aplica-lo para conquistar mais clientes.

O fato é que você não tem necessidade de saber fazer de tudo. Existem diversos profissionais capacitados na área que podem te ajudar a captar clientes na advocacia a partir das técnicas do marketing digital.

Segmentar melhor o público alvo e conhecer seus resultados

Um dos fatores mais interessantes do marketing digital é a possibilidade de segmentação na hora de fazer alguma divulgação e também a possibilidade de medir os resultados das campanhas realizadas quase que em tempo real,  com o marketing jurídico digital não precisa ser diferente.

Aproveite as facilidades atuais

A tecnologia pode te ajudar muito a captar clientes na advocacia, por isso, aproveite o que o mundo digital pode oferecer para conseguir mais sucesso no seu escritório.

Tecnologias interligadas que nem todos aproveitam

Existem diversas tecnologias disponíveis, muitas delas inclusive gratuitas, mas por não terem noção de como o marketing jurídico digital é importante num mundo cada vez mais online muitas pessoas acabam deixando isso passar batido.

Seja pioneiro aproveite essas tecnologias para aprender como captar clientes na advocacia.

Automatize processos do negócio

Muitos processos envolvidos no seu escritório podem passar a ser automatizados, fazendo dessa forma, com que você economize tempo e possa investir esse tempo em outras coisas, como com a sua família ou no seu aprimoramento intelectual e profissional.

Conquiste os clientes certos

A partir das estratégias de marketing jurídico digital é possível que você delimite o seu público-alvo e consiga atingir exatamente o tipo de cliente que você está buscando para o seu escritório.

Como já dissemos, a segmentação é uma das maiores vantagens do marketing digital e, aplicando ao campo jurídico, esse conceito não é diferente.

Agora você já conhece algumas dicas para a captação de clientes na advocacia e como trabalhar suas estratégias de divulgação do seu trabalho, sem descumprir as limitações impostas pela Ordem dos Advogados do Brasil.

Se você gostou desse artigo, nosso blog tem muito mais conteúdo para ajudar você, advogado, a dar passos cada vez maiores para a sua realização profissional. Confira nossos artigos anteriores e continue acompanhando as nossas postagens para saber mais.

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