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O guia definitivo do marketing jurídico em 2021

Precisando divulgar sua empresa e não sabe como? Tem receio devido ao código de ética da OAB? A gente ajuda você! Separamos o guia definitivo do marketing jurídico para você que precisa investir em marketing no seu escritório.

As pessoas têm muitas dúvidas quando se trata do Código de Ética e Disciplina da OAB. Acredita-se que o advogado não pode divulgar os seus serviços, mas essa confusão se dá primordialmente porque não se conhece a fundo o Código. É preciso ter em mente que o marketing jurídico é um excelente aliado na hora de agregar valor, solucionar dores e ganhar clientes.

E o advogado pode sim criar seu site e divulgar os seus serviços, desde que seus conteúdos sejam primordialmente informativos a fim de não vulgarizar a profissão. Ainda tem dúvidas sobre esse assunto? Então, continue a leitura.

Confira!

Por que ter um site?

Antes de qualquer coisa, é necessário tratarmos sobre a importância de ter um site de advocacia. Desenvolver um site significa ganhar mais visibilidade no mercado.

Quando você consegue produzir um conteúdo de valor e tornar o seu site presença na internet é muito provável que as chances de prospectar clientes aumentem.

Com suas publicações ainda, você pode mostrar que domina a sua área e sabe do que está falando, o que gera credibilidade, autoridade e confiança por parte das pessoas que são clientes em potencial. 

Apesar das redes sociais serem também muito importantes, já que são um meio de interação entre você e as outras pessoas, ou a maneira de mostrar o dia a dia do seu trabalho; sozinhas, elas não garantem a prospecção de clientes. 

É no site que devem constar as informações mais relevantes acerca do seu trabalho.

Como por exemplo: o endereço de seu escritório, os telefones em que você pode ser contatado, áreas de sua atuação, dentre outros aspectos em relação a instituição.

É no site também que você irá disponibilizar artigos e tirar as dúvidas das pessoas (não que isso não possa ser feito nas redes sociais), mas com um bom rankeamento no Google, com toda a certeza, você terá resultados muito mais satisfatórios do que se estivesse publicando conteúdos apenas em suas redes sociais.

O que o Código de Ética da OAB proíbe?

Como citado anteriormente, a profissão não pode ser banalizada. Isso quer dizer que o direito não deve ter relação direta com o comércio e nem deve se parecer com um. Por isso, os conteúdos produzidos precisam ser informativos, a fim de esclarecer as dúvidas da população.

Veja a seguir o que o Código de Ética e Disciplina da OAB proíbe:

  • As publicidades em rádio, tv e cinema não são permitidas. Assim como também não se permite que haja propaganda em lugares públicos ou placas e outdoors.
  • Realizar publicações que não tenham como objetivo primordial o fornecimento de informações.
  • Divulgar preços de honorários ou mesmo oferecer consulta de maneira gratuita.
  • Utilizar cores que chamem muito a atenção em sua identidade visual.
  • Realizar qualquer publicação ou mesmo fornecer os dados de contato do escritório em espaços que não tenham caráter jurídico.
  • Realizar propaganda casada.
  • Informações de cunho enganoso.

Planejando seu marketing jurídico

O Marketing Jurídico Digital apresenta muitas possibilidades, por essa razão é preciso que haja bastante planejamento no momento de definir qual ou quais estratégias atendem melhor a sua necessidade. 

Nesse sentido, pense: qual o seu principal objetivo? O seu escritório está precisando de mais clientes? Ou precisa fortalecer o vínculo com os clientes atuais? Quer ganhar autoridade na internet dentro da sua área?

As pessoas que trabalham com você poderão participar desse processo? Haverá tempo hábil para a produção dos conteúdos considerando o dia a dia do seu escritório? Todos esses fatores devem ser levados em consideração, pois têm fundamental relevância.

Com tudo isso claro em mente, vamos às próximas etapas na definição de uma estratégia de Marketing Jurídico.

Estabeleça os seus propósitos

Faça uma lista com projeções de tudo aquilo que você deseja atingir para o seu escritório através do Marketing Jurídico. Estabeleça prazos, metas e não se esqueça de que necessariamente eles precisam ser palpáveis e possíveis de serem quantificados. É preciso que você consiga avaliar a sua evolução e da sua empresa mês a mês.

Defina os indicadores

Como já mencionado anteriormente, os seus objetivos precisam ser mensuráveis. Nesse sentido, os KPI’s (Key Performance Indicators) podem auxiliá-lo. É através deles que é possível estabelecer quais os dados são mais interessantes conforme o seu propósito. Tudo vai depender de qual objetivo você definiu primordialmente. 

E já que estamos falando de Marketing Jurídico, o mais relevante seria acompanhar quais os benefícios em números foram gerados através do Marketing. Com ele você conseguiu mais clientes ou contratos em relação aos números anteriores?

Tenha claro quem é a sua persona

Para que a sua estratégia realmente seja eficaz, é necessário ter muito bem definido quem é a sua persona. Não se esqueça de que a persona se trata daquele perfil de cliente ideal. Um grupo muito mais particular em relação ao público alvo. 

Saber quem é a sua persona e ter tudo isso registrado irá lhe permitir criar laços muitos mais estreitos com o seu cliente. Além disso, muito provavelmente você conseguirá se conectar com eles produzindo conteúdo de qualidade e solucionando a dor dele. 

Analise

Esta é uma etapa muito importante no processo. Neste momento você avalia aquilo que deu certo, o que pode melhorar, o que deu errado, etc. Os indicadores servem para isso, e  é necessário fazer sempre um replanejamento. 

O guia definitivo do marketing jurídico

O Marketing de Conteúdo refere-se a tudo aquilo que você e o seu escritório irão produzir com o objetivo de sanar os questionamentos das pessoas que podem vir a se tornar clientes.

Há diversas possibilidades para um site: você pode disponibilizar em seu site uma seção apenas para os seus artigos (como se fosse um blog), pode gravar vídeos e subir em seu canal no Youtube, pode criar e-books, podcasts, dentre tantas outras opções. Tudo depende dos seus objetivos e disponibilidade.

Publicidade Paga e Publicidade Orgânica

Quando se trata da divulgação de seus conteúdos, você tem duas opções: a publicidade paga e a publicidade orgânica. Certamente, investir em conteúdos pagos é uma excelente opção, a distribuição é mais eficaz, além de chegar a mais pessoas que possam se interessar pelo seu conteúdo. No entanto, caso você não tenha como investir agora nisso, pode optar pela publicidade orgânica, porém sua estratégia deve ser muito bem planejada para que haja resultados.

SEO

O SEO (Search Engine Optmization) é o responsável em otimizar um site/página para os mecanismos de busca. É um conjunto de estratégias para que haja um bom rankeamento do seu site no Google. Nesse sentido, muitos fatores são levados em consideração: as palavras-chave, os links utilizados de maneira planejada, a experiência do usuário, dentre outros fatores. 

Imagine ter seu escritório na primeira página do Google? Certamente, isso lhe trará muitos clientes e isso graças ao Marketing de conteúdo jurídico

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Esse guia ajudou você? Conta pra gente aqui nos comentários e compartilhe as suas experiências. Vamos adorar saber!

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