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Mkt jurídico: como funciona na prática [em 2024]

Parte de administrar seu próprio escritório de advocacia significa aprender como administrar
um negócio. Na faculdade, os advogados geralmente focam no conteúdo jurídico, e
não as habilidades para administrar seu escritório de advocacia. Na prática, para gerenciar seu escritório de advocacia bem-sucedido, você precisará ter algum conhecimento em captação de clientes, contabilidade, gerenciamento de escritório e sem dúvidas mkt jurídico.

Aprender como fazer marketing jurídico é sem dúvida uma das habilidades mais importantes que você
precisa desenvolver ao abrir seu escritório de advocacia.

É o que impulsiona a imagem da sua empresa e atrai clientes para o seu escritório. Desde a captação de clientes até a conversão, há muitos tópicos a serem abordados.

Para quem inicia os estudos nessa área, o excesso de informações sobre marketing jurídico pode parecer desgastante, mas é importante entender que à medida que sua prática cresce você vai conseguir separar o que funciona e o que não vale seus esforços.

O marketing jurídico realizado com sucesso ajuda você a se destacar da concorrência e ajuda os clientes a encontrar o seu escritório de advocacia de forma natural.

Para começar a divulgar seu escritório de advocacia, você precisará ter um plano, ferramentas de
marketing e algum conhecimento de negócios. Nós vamos ajudá-lo a começar.

Primeiramente, o que é mkt jurídico?

“Mkt jurídico’ é uma expressão bastante utilizada no meio digital, através das estratégias corretas, é possível garantir que um escritório de advocacia ganhe destaque e o trabalho do profissional, reconhecimento. 

Você já parou para pensar que o seu concorrente pode estar anunciando no Google neste exato momento?

Ou ainda, que o seu público-alvo está agora buscando por uma orientação no Google que você pode oferecer e você não está lá?

Agora pense como seria se quando o cliente pesquisa o primeiro link que aparece no Google é o seu, as chances de o cliente conhecer o seu trabalho, apesar da concorrência, são maiores, certo? Para fazer com que isso se torne uma realidade, um bom planejamento é essencial. 

Veja só como o marketing jurídico poderá te ajudar a vivenciar esta situação. 

O que é marketing jurídico 

Trata-se de um conjunto de técnicas e ações que, unidas, têm como objetivo aproximar possíveis clientes do serviço oferecido.

O mkt jurídico possui grande valia para o sucesso de qualquer escritório de advocacia ou advogado autônomo, esteja ele no início da profissão ou já com a carreira consolidada no mercado de trabalho. 

É preciso ter em mente que os hábitos de consumo das pessoas mudaram drasticamente nos últimos anos e adaptar-se a isso é o que garantirá aumento da clientela. 

Estratégias básicas 

A principal finalidade do marketing é criar e oferecer valor. No atual mundo jurídico, devido à sua alta competitividade, o marketing jurídico funciona como uma ponte unindo o advogado ao mercado. 

O marketing é um processo de construção de mercados e posições, não apenas de promoção e publicidade pois facilita que o advogado se torne conhecido, diferenciado positivamente da concorrência e fortalecido em sua imagem, isto é, em seu prestígio e em sua reputação. Para dar início às estratégias de marketing é fundamental: 

  1. Definição do público-alvo; 
  2. Definição dos objetivos; 
  3. Criação dos canais; 
  4. Elaboração dos conteúdos; 
  5. Planejar o relacionamento com os clientes; 
  6. Direcionar o orçamento. 

Com metas estipuladas fica muito mais fácil traçar as estratégias, além de otimizar o tempo e não investir em ferramentas que não trarão nenhum dos resultados esperados.

Benefícios do mkt jurídico 

Empregar o mkt jurídico traz trazer diversas vantagens ao seu escritório, tudo isso sem ferir as normas impostas pela OAB, como: 

Melhora no posicionamento e imagem do escritório de advocacia 

Há algum tempo, a única maneira de construir uma carteira de clientes limitava-se a indicações de parentes, clientes, amigos ou outros profissionais.

O marketing digital veio para mudar isso dando ao advogado, através da internet, a possibilidade de divulgar o seu trabalho para qualquer lugar e garantir: 

  • Autoridade perante o público-alvo; 
  • Segmentação de audiência, possibilitando que você fale diretamente para clientes interessados em contratar os seus serviços; 
  • Elaboração de conteúdos direcionados às necessidades e aos problemas das pessoas. Não é necessário afirmar a qualidade do advogado ou escritório em questão, pois isso ficará claro por meio do conteúdo apresentado. 

Com essa técnica de construção da imagem, o retorno de autoridade se tornará maior e mais ágil. 

Redução nos custos e maior durabilidade 

As ferramentas mais utilizadas por empresas de outros ramos, tais como a distribuição de impressos, divulgação de descontos, realização de campanhas no rádio e na TV são vedadas pelo Código de Ética da OAB, tornando o processo mais difícil para o profissional de advocacia. 

Entretanto, o advogado pode investir em ferramentas indiretas, como uma fachada atraente e decoração do escritório, além de caprichar na identidade visual e logotipo e, claro usar da melhor forma o conteúdo educativo para seus clientes.

Os valores a serem gastos na utilização de tais meios de divulgação podem se tornar bem menores quando comparados a alguns métodos tradicionais. 

Aproximação com os clientes 

Os canais digitais e as plataformas de produção de conteúdo na internet permitem um diálogo mais direto entre escritórios e clientes, compartilhamentos de ideias, formulários para contatos e direcionamento às redes sociais. 

Com o tempo, essas interações frequentes trazem feedbacks interessantes sobre questões que muitas vezes passavam despercebidas por você e onde você, e com certeza você pode abordar esses temas para melhorar, aumentando a qualidade daquilo que oferece. 

Apresentação de um trabalhado diferenciado 

Como o mercado se renova a cada dia, investir em uma presença digital potente tornou-se uma obrigação. Porém, é necessário sair da zona de conforto e apresentar algo além do que todos já oferecem. 

Instrução adequada do cliente 

Os serviços prestados pelo profissional jurídico são bastante especializados e exigem muito conhecimento e técnica.

É difícil para um cliente leigo compreender todos os trâmites processuais, teor dos despachos e decisões do juiz em relação à sua ação, recomendações jurídicas contidas em um parecer, orientação em consultorias e demais etapas. 

O marketing pode se caracterizar como um recurso de dupla serventia: captar e fidelizar clientes e, ao mesmo tempo, instruí-los para entender melhor como funciona o serviço de um advogado.

Seu blog pode trazer artigos relevantes sobre isso, por exemplo ‘O que significa o termo conclusos para despacho’ ou ‘Quais são os documentos que não podem faltar ao comprar um imóvel’. 

Os benefícios dessa prática são nítidos, pois será bem mais fácil prestar seu serviço para um cliente que já conhece o seu trabalho. 

Viu só como o mkt jurídico tem tudo para se tornar o seu melhor amigo e do seu negócio? Por isso não perca mais tempo, continue lendo para conhecer mais sobre as estratégias.

E não esqueça, a Aprimora Web é uma agência especializada em marketing jurídico. Clique aqui para agendar um bate-papo com um dos nossos consultores.

Estratégias, táticas e planos para escritórios de advocacia

O marketing não deve ser aleatório ou excessivamente dependente de um método. Deve ser
estratégico e baseado em experimentos que resultaram em dados.

Também inclui saber a diferença entre táticas, estratégias e planos. Como um escritório de advocacia, você precisa dos três.

Estratégias são abordagens de longo prazo para atingir seus objetivos e táticas são
ferramentas e métodos de curto prazo para atingir seus objetivos.

As estratégias são mais gerais, enquanto as táticas são mais específicas.

Os planos são como você executa suas estratégias e táticas para atingir seus objetivos.

Você precisará dos três para conseguir clientes para seu escritório de advocacia de maneira eficaz.
Ter os três também ajuda a visualizar melhor seus objetivos de marketing.

Por exemplo, você pode ter uma meta de obter mais visitantes para o site do seu escritório de
advocacia por meio de pesquisas orgânicas.

  • Sua estratégia para conseguir isso pode ser se concentrar em melhorar seu SEO.
  • Suas táticas para buscar isso podem incluir o link building.
  • Seu plano incluirá etapas mensuráveis ​​para construir mais links para seu site.

Seus objetivos, estratégias, táticas e planos mudarão com o tempo conforme suas
necessidades de marketing aumentam, mas é importante estar atento a eles para ajudá-lo a
ter uma imagem mais clara de como levar sua empresa até onde você deseja.

Ferramentas de marketing para escritórios de advocacia

Antes de começar a desenvolver planos de marketing para seu escritório de advocacia, você
precisará criar um kit de ferramentas de marketing jurídico.

Seu kit de ferramentas de marketing deve incluir pelo menos sua marca e as diretrizes da marca, personas do cliente, uma ideia de como será o funil de marketing e um site forte.

A partir daí, você pode expandir seu kit de ferramentas para incluir coisas como um calendário
editorial ou um guia de estilo, mas você precisa ter o básico primeiro.

Construa sua marca de escritório de advocacia

A primeira ferramenta em seu kit de ferramentas de marketing jurídico deve ser sua marca. A
marca do seu escritório de advocacia é o que você estará comercializando.

É claro que você está realmente divulgando seu escritório de advocacia, mas qual é exatamente o seu
escritório? Como você deseja que as pessoas vejam seu escritório de advocacia? Qual é a
marca do seu escritório de advocacia?

Que tipo de experiência de marca você deseja que as pessoas tenham?

Para escritórios de advocacia, sua marca deve, no mínimo, transmitir valor, qualidade e confiança em como você vai melhorar a vida de seus clientes. Além disso, você deseja pensar sobre a imagem, o estilo e a voz que deseja transmitir e como pode transmitir isso de forma consistente.

O objetivo final da marca é o reconhecimento instantâneo e um sentimento positivo ao
interagir com a marca do seu escritório de advocacia. Portanto, certifique-se de que sua marca
e seu futuro site reflitam você, sua área de atuação e sua personalidade.

Personas como clientes

Depois de desenvolver a marca de seu escritório de advocacia, você precisará saber para quem
fará o marketing. Você criará um perfil completo do seu “cliente ideal”, que o ajudará a
orientar seus esforços de marketing.

A persona do cliente terá um foco total. É a descrição de um cliente ideal para o seu escritório
de advocacia. Você pode ter várias personas para o seu escritório de advocacia, todas as quais
se enquadram no conceito de “cliente ideal” para você.

Você deve criar pelo menos uma persona para cada serviço que fornece para ajudá-lo a criar
um marketing mais direcionado para seus serviços.

Você deve levar em consideração os dados demográficos, históricos, motivações e objetivos de suas personas, bem como desafios ou pontos fracos. Você pode fazer isso sozinho ou com a ajuda de sua equipe e ou de uma agência de marketing focada em escritórios de advocacia.

Faça um brainstorm de alguns perfis das qualidades do seu cliente ideal.

Desenvolvendo Seu Funil de Marketing

Um funil de marketing de entrada para seu escritório de advocacia deve estruturar as fases de
reconhecimento, avaliação e conversão de sua jornada de cliente ideal.

Um funil de marketing é simplesmente detalhar a jornada do seu cliente para encontrá-lo e
contratá-lo como advogado. Ele pode ser dividido em três fases:

  1. Estágio de conscientização: o cliente percebe que tem um problema e começa a fazer pesquisas para entender e enquadrar melhor o problema.
  2. Etapa de consideração: O cliente começa a definir seu problema e se compromete a pesquisar formas de resolvê-lo.
  3. Etapa de decisão: o cliente começa a procurar um advogado para ajudá-lo com seu problema.

Seu funil de marketing será baseado em suas personas de cliente e como eles abordam cada
etapa de sua jornada.

Geralmente, seu funil se concentrará em atrair visitas para seu site, clientes em potencial dessas visitas, qualificar esses clientes em potencial para determinar se eles estão prontos para contratar um advogado, transformando esses clientes em potencial em clientes reais.

Site do seu escritório de advocacia

A primeira impressão que a maioria das pessoas tem sobre você e sua prática será o seu site ,
portanto, certifique-se de que ele representa sua empresa, que seja rápido, completo, bem
projetado e seguro.

Ao desenvolver seu site, você deve incluir pelo menos uma página “Sobre nós” que conte sua
história sobre por que você existe e o que você faz melhor do que ninguém.

Você também deve adicionar uma página de área de prática que lista os serviços que você oferece, uma
página que lista sua missão e valores, depoimentos de clientes, um blog, estudos de caso ou
mesmo um FAQ para seu site, entre outras páginas.

Como Criar um Plano de Marketing para seu escritório de advocacia

Depois de ter sua marca, personas e site prontos, você vai querer começar a promover sua
empresa.

Mas como você promove seu escritório de advocacia depende de seus objetivos de
marketing. Seus objetivos de marketing devem ser orientados pelo desejo de resolver os
problemas do cliente ideal.

Ter metas definidas em mente ajuda a criar um plano de marketing jurídico mais direcionado
para que você possa atrair o cliente certo para sua prática e manter-se informado sobre suas
análises de marketing, para ver se está dentro do orçamento e prazos para suas metas.

Depois de definir suas metas, você precisa vincular cada meta a uma métrica específica.

Por exemplo, se sua meta é aumentar o tráfego para seu site, você vai querer medir quantos
visitantes vão para seu site e como eles chegaram lá.

Algumas ferramentas úteis para medir suas métricas e resultados incluem o Google Analytics ,
que ajuda você a ver quantas pessoas visitaram, visualizaram e saíram de páginas em seu site.
Ele também pode rastrear downloads, quanto tempo os visitantes permaneceram em seu site
e outras métricas de engajamento do site.

Os canais de mídia social têm seus próprios sistemas de relatórios para medir o envolvimento,
embora você possa usar sistemas de gerenciamento de mídia social para consolidar essas
estatísticas em uma única fonte.

Para medir essas métricas, existem várias maneiras online e offline de comercializar seu
escritório de advocacia e direcionar o tráfego para seu site.

Estratégias online

SEO – SEO é otimização de mecanismos de pesquisa . SEO é a prática de tornar o mecanismo de
pesquisa amiga do seu site (“otimizando” sua página da web) para ajudá-lo a ter uma
classificação mais elevada nas SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa).
Existem vários fatores que influenciam as melhores práticas de SEO, incluindo palavras-chave,
links, considerações locais de SEO e metadados.

Mas se você é novo no SEO, apenas escreva cada página da web como se estivesse falando
com uma pessoa, não com um robô, e você terá um bom começo. Você também pode
considerar terceirizar isso para uma agência como a nossa, especialista em marketing digital
para escritórios de advocacia.

PPC – Também conhecido como pagamento por clique , são anúncios online pelos quais você
paga quando as pessoas clicam neles. O exemplo mais famoso deles é o Google AdWords, que
são os anúncios que você vê no topo de sua pesquisa do Google.

Uma coisa importante a se notar com os anúncios PPC ou quaisquer anúncios que você
coloque online ou em um boletim informativo por e-mail, é que eles devem sempre ter um link
para uma página de destino designada que seja específica para o anúncio que você está
usando. Para que o marketing para advogados funcione, sua página de destino deve refletir o
que seu anúncio oferece.

Por exemplo, se o seu anúncio fosse sobre seus serviços de planejamento imobiliário e ao
clicar no seu anúncio direcionasse seu cliente em potencial a uma página sobre o seu trabalho
em defender clientes sobre lesões corporais, ele provavelmente perderia o interesse e você
perderia o negócio de alguém que procura um serviço jurídico para planejamento imobiliário.
Mídia social –

A mídia social veio para ficar e se você não está na mídia social ou pelo menos não tem uma página no Facebook para sua prática, você não está aproveitando as vantagens de uma plataforma massiva com um público integrado.

A mídia social pode ser usada para interagir e aprender mais sobre seus clientes, colegas,
acadêmicos ou realmente qualquer pessoa em um nível mais genuíno e pessoal, seja
organicamente ou por meio de anúncios .

Quando se trata de mídia social para advogados, recomendamos que você pelo menos esteja no Facebook, Twitter e LinkedIn.

Esses são os locais nas redes sociais para advogados onde a maioria dos seus clientes
provavelmente passará mais tempo.

Google Meu Negócio – Você também deve reivindicar seu perfil do Google Meu Negócio.

Dada a quantidade de pessoas que procuram advogados por meio do Google em diretórios de
comércio local, reivindicar seu perfil do Google Meu Negócios é uma forma importante de ser
notado on-line. É uma forma de ser notado sem pagar por anúncios.

Manter seu perfil atualizado, obter e responder a avaliações de sua empresa e adicionar uma
seção de perguntas frequentes à sua listagem pode ajudar a impulsionar seu SEO, ajudando
você a obter mais visibilidade nas SERPs, que nada mais são do que os resultados dos sites de
busca, como o Google.

E-mail marketing – O marketing por e-mail é uma ótima maneira de gerar negócios novos e
recorrentes. Você pode criar anúncios, boletins informativos, notificações e emails para enviar
às pessoas em suas listas (segmentadas). O marketing por e-mail para advogados, assim como qualquer outro esforço de marketing, requer consistência e uma revisão regular de sua
estratégia.

Postagem de convidado – O guest blogging é outra ótima maneira de ajudar a gerar tráfego
para o seu site. Para começar, crie uma lista de blogs nos quais você estaria interessado em postar como convidado, verifique a política de blogs convidados e inscreva-se.

Para aumentar suas chances de ser publicado, comece a construir um relacionamento com os administradores primeiro, quando possível, pesquise e escreva ideias de postagens, siga as políticas de postagem de convidados e, em seguida, apresente sua ideia!

Estratégias Offline – O marketing off-line ou tradicional pode ser composto por outdoors, anúncios de TV e rádio, cartões de visita, cartazes, propaganda por correio tradicional e patrocínio de equipes locais.

Esse tipo de marketing é especialmente importante se você está tentando se estabelecer como
um pilar em sua comunidade ou gerar referências boca a boca.

Você não deve confiar apenas no marketing digital ou tradicional. Você deve ter uma
combinação de ambos em seu plano de marketing, já que apenas um ou outro não
proporcionaria necessariamente o crescimento que você está procurando.

E se algo não está funcionando da maneira que você deseja, você sempre pode alterar e ajustar seu plano de marketing com base em suas necessidades e objetivos.

Medindo Resultados e Ajustando Suas Metas

O sucesso em seu plano de marketing será definido de maneiras diferentes em momentos
diferentes. Definir e revisar suas metas regularmente o ajudará a controlar melhor seus
resultados e medir seu ROI – o Retorno sobre Investimento.

Seus objetivos podem mudar, como aumentar a conscientização de seu escritório de
advocacia, aumentar o tráfego para seu site, aumentar o número de clientes potenciais de seu
site, demonstrando sua experiência ou criando relacionamentos com parceiros estratégicos.

Não há problema em mudar suas estratégias, táticas e planos à medida que seu escritório de
advocacia cresce ou que seus objetivos mudam.

Basta estar atento a onde você está e onde deseja estar ao reavaliar seus planos de marketing.

Converta visitantes em clientes

Claro, todo esse marketing é ótimo, mas você tem que ter um jeito de fechar negócio, de
vender seus serviços, por assim dizer. “Vendas” não precisa ser algo ruim. “Vendas” significa
simplesmente que você tem um processo implementado que se alinha ao seu plano de
marketing para que você possa contratar o seu cliente ideal. É basicamente o desenvolvimento
de negócios.

Você colocou todo o tempo e esforço em seu plano de marketing, não ter um plano de
acompanhamento para acompanhar todos os clientes em potencial que estão interessados ​​em
contratá-lo seria uma vergonha.

Idealmente, as vendas são a última parte do funil e do processo de marketing, com ênfase no
“processo”. O marketing não é uma prática estagnada.

Você não pode simplesmente “configurar e esquecer”. Você precisa estar prestando atenção às suas métricas, seus objetivos e como seu plano de marketing os está afetando, para que possa ajustar e melhorar de acordo.

Conclusão

Todos esses termos podem parecer realmente confusos, por isso muitas outras pessoas
estudam anos para conseguirem aprender as melhores técnicas e estratégias.

Escolher uma agência de marketing digital para oferecer todo suporte que seu escritório de advocacia
precisa é a melhor maneira de conseguir os melhores resultados.

Oferecemos serviços especializados, por isso entre em contato agora e consiga fazer com que
seu escritório de advocacia seja o mais conhecido da sua região.

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