Como ser um bom advogado pelo critério de 99,9% dos seus clientes

Como ser um bom advogado pelo critério de 99,9% dos seus clientes

Quem acompanha o blog da Aprimora Web sabe que buscamos assiduamente conteúdo para ajudar na jornada digital dos advogados. Ultimamente tenho notado um volume muito grande de buscas, não apenas internamente em nosso blog, mas também nos índices do Google para termos como: dicas para ser um bom advogado.
Creio que esta seja uma preocupação de muitos profissionais iniciantes, então realizei uma pesquisa buscando informações diferenciadas para expor a vocês neste artigo. Espero que gostem! Neste post você vai encontrar dicas práticas que pode colocar em prática com facilidade e descobrir de uma vez por todas como ser um bom advogado.

Se você continuar buscando formas para crescimento você será o melhor

Continue estudando sempre

Todo advogado precisa se manter atualizado para evoluir, isso é fundamental para ser reconhecido como um bom advogado. Essa constante reformulação intelectual é que vai manter o nível de qualificação para execução e desempenho no seu papel perante seus clientes e empregadores.

Outro aspecto a ser analisado é que, para se destacar em um mercado tão competitivo, é um diferencial definir ramos de especialidades.

Advogados que trabalham em segmentos especializados costumam manter uma profunda atualização sobre o assunto, participando de eventos e palestras relacionadas ao tema (que nem sempre precisam estar ligados às atividades jurídicas), assim conseguem maior destaque perante seus clientes.

Resolva os problemas dos seus clientes

Mas para ser reconhecido e reconhecer como ser um bom advogado, não basta ficar no campo técnico, você também vai precisar fazer seus clientes entenderem naturalmente seu valor.

Digo mais, pode ser que seu cliente não dê tanta importância para as centenas de qualificações que você traz em sua bagagem, se em um momento difícil você não estiver ao seu lado e demonstrar capacidade de resolução de problemas, lealdade e empatia.

Um relacionamento duradouro entre advogado e cliente se baseia completamente em torno de confiança, seu cliente precisa ter absoluta certeza que você estará doando o seu melhor para chegar à resolução dos seus problemas.

Saiba o que está acontecendo com as pessoas

Outro passo para desvendar a questão de como ser um bom advogado tem a ver com estar envolvido e reconhecer o que está acontecendo com as pessoas a sua volta.

O ideal é que você evite se isolar dentro de seu escritório, participando de forma ativa da comunidade aonde você está inserido.

Além disso é interessante que você acompanhe as discussões realizadas em indústrias, estabelecimentos comerciais ou sindicatos, que estejam relacionadas ao seu campo específico de atuação.

É importante que você consiga se manter informado e em sintonia com o que está acontecendo ao seu redor e quais são os problemas das pessoas que possam eventualmente se tornar seus clientes.

Um ponto essencial para desvendar como ser um bom advogado

Se expresse de forma clara e elegante

O poder da comunicação também pode ser fundamental para seu avanço profissional e está envolvido na questão de como ser um bom advogado.

Iremos destacar alguns aspectos relacionados ao este tópico, mas algo que me chama atenção ultimamente é o hábito que muitas pessoas (inclusive advogados) aderem de falar mais sobre suas qualidades até mesmo quando estão perante um cliente.

Recomendo que você faça o exercício contrário e observe como será proveitoso o conhecimento que você terá em suas mãos escutando mais e demonstrando interesse sobre os problemas do seu cliente.

Invista em sua marca pessoal

O mercado está muito mais exigente a cada dia que passa, as redes sociais e a tecnologia como um todo estão aí à serviço de todos.

Obviamente isso é em grande parte positivo, mas todo avanço trás o seu preço.

Tudo o que você faz e fala acaba sendo analisado pelo seu ciclo social de uma forma muito rápida.Portanto, além de ser bom no que você faz, você precisa parecer bom, isso também é uma forma de atuar e na prática saber como ser um bom advogado.

Crie uma logomarca para advocacia com personalidade, recomendo que padronize todos os materiais da sua identidade visual e faça disso um excelente proveito criando produtos gráficos de primeira qualidade para apresentar aos seus clientes.

Inove nos canais de comunicação

Muitos advogados tem seus perfis pessoais e páginas dos seus escritórios de advocacia nas redes sociais (especialmente no Facebook e Linkedin), mas acabam não se atentando ao tipo de comunicação adequada para utilizar nestes canais de comunicação.

É certo que estas ferramentas podem ser extremamente relevantes para manter ativo na cabeça do seu potencial cliente a sua marca pessoal como mencionamos no tópico anterior. Mas é muito importante saber que tipo de conteúdo está sendo divulgado.

É comum ver postagens como notícias jurídicas, que só serão úteis para advogados ou até mesmo compartilhamento de mensagens bonitinhas. Agregue conhecimento verdadeiro e valor ao seu cliente e desvende assim como ser um bom advogado.

Planeje cada passo em direção ao seu objetivo

Saiba o tempo certo

Saber como ser um bom advogado também está relacionado a agir sempre na hora certa, para isso, é preciso ser capaz de se organizar e planejar.

Uma decisão tomada de forma rápida, nem sempre será uma boa decisão, por isso, é bom saber dosar a ousadia e a cautela na sua atuação profissional.

Fique atento aos prazos

O planejamento também é fundamental para que você mantenha sempre em dia todos os prazos dos processos nos quais está trabalhando.

Já pensou o quanto frustrante, tanto para você, quanto para o seu cliente, pode ser perder uma causa porque você perdeu um prazo específico dentro do processo?

Aliás, essa atitude além de frustrante, demonstra uma grande falta de profissionalismo, o que pode minar suas chances de progresso na carreira e afastá-lo da questão de como ser um advogado de sucesso.

Mantenha o planejamento na sua atuação

O planejamento aqui não se refere apenas ao planejamento de sua agenda, mas fala de forma prática sobre como ser um bom advogado mas também tem a ver com as estratégias que irá utilizar para vencer suas causas.

É necessário estar sempre atento aos detalhes, aumentando suas chances de obter sucesso e diminuindo as chances de fazer a escolha errada. Desta forma, é no momento do planejamento que você pode prever as situações que podem dar errado, antes mesmo delas acontecerem.

Essas são as nossas dicas para que você possa refletir e buscar sua forma de como ser um bom advogado. Espero que tenha gostado.

Se esse artigo foi útil para você saiba que no nosso blog tem muito mais conteúdo para que você aprenda como ser um bom advogado. Confira nossos artigos anteriores e continue acompanhando as nossas postagens.

BAIXE AGORA O EBOOK GRATUITAMENTE

[eBook] Como posicionar sua advocacia na internet
COM IMPACTO

Um guia para ingressar na internet e implementar de uma vez por todas sua advocacia nos canais digitais.
EU QUERO BAIXAR AGORA
ebook como posicionar sua advocacia na internet com impacto

COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM SEUS AMIGOS

Deixe uma resposta

ebook como posicionar sua advocacia na internet com impacto

[eBook] Como posicionar sua advocacia na internet com impacto

BAIXE GRATUITAMENTE

Um guia para ingressar na internet e implementar de uma vez por todas sua advocacia nos canais digitais.
QUERO RECEBER!
close-link
BAIXE AGORA O EBOOK GRATUITAMENTE

[eBook] Como posicionar sua advocacia na internet
COM IMPACTO

Um guia para ingressar na internet e implementar de uma vez por todas sua advocacia nos canais digitais.
EU QUERO BAIXAR AGORA
ebook como posicionar sua advocacia na internet com impacto
Facebook Aprimora Web
Sua advocacia ainda não está na internet? Veja como os canais digitais podem ACELERAR seu crescimento
CLIQUE AQUI

COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM SEUS AMIGOS