Como ganhar dinheiro na advocacia: o guia completo para iniciantes

Como ganhar dinheiro na advocacia: o guia completo para iniciantes

Após a formação acadêmica, muitos profissionais em diversos segmentos de atuação se deparam com uma situação muito parecida, a dificuldade de obter retorno financeiro. O objetivo do artigo de hoje é passar dicas práticas que obtemos ao longo da nossa experiência trabalhando com inúmeros advogados, iniciantes, em crescimento ou com uma carreira sólida. Espero contribuir de alguma forma para seu sucesso.

Saber como ganhar dinheiro na advocacia é uma dúvida muito comum e debatida no meio jurídico, mas tenho certeza que para alcançar bons resultados você deve inicialmente tirar o foco do dinheiro e começar a enxergar o mercado de outro aspecto, que vamos detalhar aqui e agora.

Passe a agir como o profissional que você deseja se tornar

Tenha pleno conhecimento dos limites e estratégias de marketing jurídico e utilize-as ao seu favor

Usar o marketing jurídico, respeitando o Código de Ética da OAB é o primeiro passo que você deve pensar para começar a obter retorno financeiro atuando como advogado. Mas antes de sair realizando qualquer tipo de divulgação, entenda que um deslize na falta de planejamento e estratégia de sua campanha pode fazer com que você não consiga alavancar sua carreira e tenha sua reputação comprometida, portanto antes de começar, elabore um completo planejamento do que você deseja obter com esta campanha.

Evidentemente é necessário que à essa altura você já seja capaz de definir os tipos de serviços que você vai prestar, qual o público deseja buscar, quais resultados quer alcançar e quanto tempo será necessário se dedicar para isso.

Após essa breve validação, você certamente estará preparado para começar a aplicar estratégias de marketing jurídico para atrair clientes e conseguir ganhar dinheiro na advocacia. Caso você se encontra neste patamar, o primeiro passo que você precisa é certamente desenvolver um site.

Seja um profissional acessível ao seu público

Pode parecer óbvio, mas permitir que as pessoas consigam acesso por diversos canais pode ser um diferencial para você começar a ter destaque.

Lembre-se de estar aberto e acessível aos seus clientes em ambos os canais, online e offline, alguns profissionais não se preocupam com a sua disponibilidade para ser encontrado pelo seu público e acabam perdendo excelentes oportunidades.

Trabalhe na construção da sua reputação

Um dos pontos mais importantes na carreira de um advogado de sucesso é a sua reputação, sendo essa, uma das rotas para garantir o aumento de seus ganhos financeiros.

Preocupe-se em construir uma boa reputação, o que não significa de fato vencer todas as causas com que você trabalha, mas entregar um serviço de qualidade, e demonstrar aos seus clientes que você se importa com as suas necessidades e está disposto a fazer o possível para resolver os problemas.

Desta forma, o desenvolvimento de sua autoridade e reputação é fundamental para que a sua carreira alavanque, e você possa aprender como ganhar dinheiro trabalhando na advocacia, e realizar seus projetos pessoais e profissionais.

Ajude a solucionar os problemas dos seus clientes

Crie uma conexão verdadeira com seus clientes

A sua ligação com seus clientes tem uma importância essencial na hora de decisões contratuais. Você deve se esforçar o tempo todo para garantir a satisfação de seus clientes, especialmente no segmento jurídico onde as indicações são uma das formas mais tradicionais de captação de clientes na advocacia.

Além disso, manter uma ligação real com as pessoas para as quais você presta serviço, faz com que elas passem a confiar mais em você e nas decisões que você julgue necessárias.

Não seja limitado ao conhecimento jurídico

O conhecimento jurídico é extremamente importante, mas as relações como advogado empreendedor exigem qualificações adicionais. Muitas vezes advogados menos técnicos conseguem destaque por ter ótima habilidade ao se relacionar e se comunicar no seu ambiente profissional.

Pode ter certeza que seus clientes se preocupam menos com seus títulos acadêmicos e suas capacitações profissionais, do que com o quanto você é capaz de entendê-los e de mostrar a solução para o problema apresentado de forma eficiente.

Falando em problemas, eduque seu público para prevenir ou lidar com eles

Um profissional de destaque é o que ajuda seu cliente a prevenir suas dores. Pode parecer que isso não é rentável, mas seus clientes ainda vão precisar precisar de consultoria preventiva e isso vai gerar maior retorno financeiro e menos dor de cabeça para você.

E outro fato interessante sobre aquisição de clientes, é que as pessoas costumam contratar os serviços de quem elas confiam, desta forma, apenas de você se dedicar um tempo para gerar conteúdo educativo, original e relevante para os seus clientes, certamente fará com que lhe enxerguem com bons olhos.

Estude e invista em estratégias de marketing de conteúdo. Junte essas estratégias com o conhecimento que você já tem e veja o resultado. Mas crie conteúdos que façam sentido para realidade do seu público alvo.

Aproveite todas as oportunidades favoráveis

Saiba como e quando cobrar corretamente seus honorários

Definir quanto cobrar de honorários é uma das principais dificuldades de advogados iniciantes. Isso é natural com profissionais iniciantes em qualquer segmento, mas se você não sabe como cobrar seus honorários ou tem dúvidas sobre o assunto, consulte seus colegas com maior experiência para ouvir o conselho de quem já passou pela mesma situação, tenho certeza que eles terão boa vontade em te dar respostas e te mostrar formas práticas de calcular seus honorários advocatícios.

Saiba que todo serviço tem um preço, e todo o tempo e dinheiro que você investiu na sua formação profissional deve ter retorno para você.

Evite fazer favores, e cobre por todos os serviços de advocacia que você prestar. Lembre-se que você se dedicou, trabalhou e esforçou para isso, e merece ganhar dinheiro com sua atuação profissional.

Caso esteja bem no início de carreira, e considera que lhe falta experiência, é através de seus honorários que você pode se diferenciar e cobrar pelos seus serviços um preço justo e atraente.
Oferecer diferentes formas de pagamento, dar descontos em pagamentos à vista, oferecer sistemas de parcelamento ou pagamento via boleto, por exemplo, são formas de atrair e conquistar mais clientes.

Nunca perca o timming para as oportunidades

Estar de olho nas oportunidades, aproveitando o momento certo para não perde-las também é uma maneira de crescer profissionalmente .

Tenha visão de mercado, e não deixe as oportunidades escaparem por medo de falhar. Apenas seja cauteloso e responsável com suas atividades investindo seu tempo em planejamento dos seus projetos, e seja realista, para não se deixar levar por caminhos que parecem fórmulas mágicas de sucesso, mas não o são de verdade.

Comece devagar

Um passo de cada vez, rumo ao sucesso e a realização profissional, e assim você vai descobrindo como ganhar dinheiro na advocacia de forma natural.

Se você tentar abraçar o mundo de uma vez, pode acabar descobrindo que não dá conta, por isso, o melhor jeito é testar seus limites com cautela, e trabalhar com metas e objetivos de trabalho realistas, e alcançáveis.

Lembre-se que o sucesso depende de dedicação, trabalho duro, e esforço, desta forma, arregace as mangas e comece a trabalhar para construir o seu sucesso profissional. Se hoje você for 1% melhor do que ontem, certamente sentirá a satisfação da trajetória no futuro.

Essas foram as nossas dicas para que você consiga a cada dia mais formas de como ganhar dinheiro na advocacia, construindo uma carreira sólida, e de sucesso, com muitos clientes.

Se esse artigo foi útil para você, saiba que temos serviços que podem te ajudar a realizar o caminho do sucesso. Através de nossa área de atuação que é marketing digital. Então, continue acompanhando nosso blog e deixe seus comentários logo abaixo. Abraços.

BAIXE AGORA O EBOOK GRATUITAMENTE

[eBook] Como posicionar sua advocacia na internet
COM IMPACTO

Um guia para ingressar na internet e implementar de uma vez por todas sua advocacia nos canais digitais.
EU QUERO BAIXAR AGORA
ebook como posicionar sua advocacia na internet com impacto

COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM SEUS AMIGOS

Deixe uma resposta

ebook como posicionar sua advocacia na internet com impacto

[eBook] Como posicionar sua advocacia na internet com impacto

BAIXE GRATUITAMENTE

Um guia para ingressar na internet e implementar de uma vez por todas sua advocacia nos canais digitais.
QUERO RECEBER!
close-link
BAIXE AGORA O EBOOK GRATUITAMENTE

[eBook] Como posicionar sua advocacia na internet
COM IMPACTO

Um guia para ingressar na internet e implementar de uma vez por todas sua advocacia nos canais digitais.
EU QUERO BAIXAR AGORA
ebook como posicionar sua advocacia na internet com impacto
Facebook Aprimora Web
Sua advocacia ainda não está na internet? Veja como os canais digitais podem ACELERAR seu crescimento
CLIQUE AQUI

COMPARTILHE ESTE ARTIGO COM SEUS AMIGOS