Como captar clientes na advocacia e aumentar o seu faturamento com marketing digital

Como captar clientes na advocacia e aumentar o seu faturamento com marketing digital

O marketing digital oferta uma sequencia de ações que podem ser aplicadas para aceleração de resultados através da internet, proporcionando a captação de clientes da advocacia, e tudo isso respeitando as normas do Código de Ética da OAB.

Antes de começar a descrever as principais práticas de como captar clientes na advocacia, precisamos fazer uma análise para planejamento dos nossos objetivos.

Na Aprimora Web, acreditamos em negócios que são feitos de pessoas para pessoas. Nem tudo é possível automatizar falando de marketing digital, gerar relacionamento e credibilidade ainda é a melhor estratégia para conquistar a confiança de seus clientes. Para conseguir isso você precisa inicialmente criar uma conexão com seu público.

O primeiro passo para criar uma conexão verdadeira e realizando um planejamento das estratégias e “virando a chave”. Quero dizer que você precisa ter empatia e se colocar no lugar do seu potencial cliente, imaginando as dores que eles enfrentam em seu cotidiano e como essas dores poderiam levar à busca de serviços jurídicos.

Dados do Google Trends mostram que o número de pesquisas sobre alguns termos de serviços jurídicos estão em alta. A razão é bem simples: as pessoas utilizam o celular para tudo. Com serviços jurídicos não é diferente. Sendo assim, é válida a afirmação de quem não está na internet não existe!

A missão deste artigo é oferecer dicas para te ajudar a encontrar novos clientes sua advocacia com iniciativas que  concluímos e fazem parte da Metodologia que construímos após desenvolver inúmeros projetos  de posicionamento e impulsionamento de advogados na internet. Com essas dicas tenho certeza que você já terá tudo para dar os primeiros passos no mundo digital e alcançar resultados incríveis. Espero que goste!

Falando sobre as restrições da Ordem dos Advogados do Brasil

Dentro do Código de Ética da OAB existem algumas restrições para a atuação do advogado no desenvolvimento do seu marketing, restringindo alguns tipos de publicidade e permitindo outros.

Uma das estratégias permitidas é de publicidade no sentido informativo.

Mas o que seria exatamente publicidade informativa?

A exibição de currículo, de formação e títulos, criação de conteúdos educativos para seus clientes dentro da área do Direito, uma apresentação geral das características de cada membro da sua advocacia, etc.

As proibições consistem em: não permissão de divulgação de patrocínio, referências a pessoas que possuem cargos públicos, emprego de propaganda que ofereça o auto-engradecimento, divulgação de valores, indução de honorários, meios televisivos e de rádios, entre outras.  

Mas o ponto que gostaria de argumentar aqui é que, mesmo com limitações – que na verdade visam defender a classe – muitos escritórios de advocacia encontram dificuldade para crescer e expandir sua operação, na maior parte dos casos por não saber o que fazer para criar uma estratégia de marketing e começar a captar clientes na advocacia.

Como funciona essa captação com ética?

Para realizar uma campanha de marketing digital que realmente consiga atrair clientes para sua advocacia, é preciso realizar uma série de ações que trabalhe o seu marketing, entre elas está o planejamento, a implementação e a frequência nas publicações. 

As etapas iniciais vão desde a criação da marca do seu escritório, padronização de uma identidade visual  até o posicionamento adequado nos canais digitais, é preciso realizar ações em continuidade até adquirir os resultados desejados.

As estratégias de marketing digital se dividem em diversas campanhas e podemos afirmar que a estratégia que gera melhores resultados e vão de acordo com o Código de Ética da OAB é o Inbound Marketing, pois é a única que funciona (ao contrário do Marketing Tradicional) atraindo o cliente em potencial até sua advocacia por conteúdos relevantes, gerando a conexão necessária, o educando sobre a resolução dos seus problemas mais comuns.

Mas aplicar uma estratégia completa de Inbound Marketing exige muito tempo, estudo e dedicação para a elaboração de um planejamento, relatórios de acompanhamento, teste de métodos que levem aos resultados para cada segmento. Sobretudo é preciso lembrar forma que sua advocacia se comunica na internet pode gerar impressões positivas ou negativas nos seus clientes.

Para poder aproveitar todas as oportunidades que o Inbound Marketing oferece para o crescimento da advocacia, muitos escritórios de advocacia estão recorrendo às agências de marketing digital, resolvendo o problema da disponibilidade de tempo para estudar e colocar todas essas ações em prática.

Então o nome é Inbound Marketing. Já sei o que preciso, como começar?

Existe uma série de ações necessárias para implementar uma campanha de Inbound Marketing, mas para começar, é necessário a criação de um site 100% responsivo que passe confiança e informe características únicas do seu escritório, além da integração de um blog para publicação de artigos.

Falando mais do Blog (que pode ser separado do site ou indexado ao mesmo), este será o canal para educar seu público sobre questões jurídicas e soluções que você pode eventualmente apresentar, assim seu cliente terá convicção que sua advocacia é a melhor escolha para iniciar um relacionamento profissional.

Através de conteúdo disponibilizado gratuitamente, o cliente é fidelizado e no momento da sua necessidade ele vai à procura de quem verdadeiramente entende da sua dor.

O e-mail marketing  e as redes sociais também entram na estratégia como um canal de relacionamento para fazer seus potenciais clientes avançarem na “Jornada de Compra”, podemos destacar o Whatsapp, Facebook e Linkedin. Redes que tem maior popularidade e proporcionam um maior acompanhamento das interações para ajudar o cliente em sua aproximação com a advocacia.

Percebe que é uma estratégia que utiliza todos os canais digitais, mas cada um com uma finalidade?

Entenda como é uma estratégia bem completa e complexa, mas que visa acompanhar o seu prospect por todo o percurso até se tornar um cliente de fato.

inbound marketing

Para isso você pode contar com a Aprimora Web como uma parceira estratégica na criação da sua campanha de Inbound Marketing. Somos uma agência especializada no segmento jurídico, portanto tudo o que fazemos vai em conformidade com o Código de Ética da OAB, além de provar verdadeiramente os resultados através de uma métrica chamada ROI (Retorno Sobre o Investimento).

Conclusão: Saber como captar clientes na advocacia tem a ver com planejamento e estratégia

Sabemos que o que importa verdadeiramente para você é ir em direção da expansão do seu escritório, saber como captar clientes na advocacia é um dos passos necessários para isso. Certamente podemos te ajudar com este assunto no qual somos especialistas. 

Assim você pode focar no crescimento de sua equipe, produtividade e com uma gestão adequada vai chegar ao seu objetivo.

Temos ações completas que melhoram exponencialmente o impulsionamento da sua advocacia na internet, e contamos com uma equipe com enorme experiência técnica e que está o tempo todo antenada para as novidades e ações de marketing em conformidade ao Código de Ética da OAB.

Conte conosco e entre em contato para solicitar um diagnóstico gratuito de marketing digital para seu escritório de advocacia. Com certeza você terá 100% de satisfação com os resultados obtidos. 

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