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Como ganhar dinheiro na advocacia sem vender a alma

A administração de um escritório vai além de tratar da resolução de problemas para os clientes, também inclui  responsabilidades e necessidades comuns para qualquer negócio, como por exemplo a aquisição de novos clientes e adoção de novas estratégias visando o aumento no faturamento. Hoje, a internet oferta uma enorme demanda de ações que fomenta o marketing digital. Mas o que realmente gera retorno quando falamos de um escritório de advocacia?

Com o auxilio do marketing digital um escritório de advocacia pode sistematicamente alcançar novos clientes, atraindo, fidelizando e eventualmente  tornando-os uma peça fundamental para o seu próprio ciclo de marketing.

Assim, o marketing digital representa o melhor caminho para alcançar seus objetivos, mostrando atalhos para aumentar o faturamento do seu escritório.

Quer aprender como expandir seu escritório de advocacia exponencialmente? Confira este artigo que eu escrevi no formato de manual com dicas práticas de como planejar e começar a ter resultados no marketing jurídico digital.

Todo o conhecimento que passo aqui adquiri através de 6 anos trabalhando com estratégias digitais para mais de 346 advogados e escritórios de advocacia. Parte deste material também foi divulgado nos portais das OAB´s no qual contribuo como colunista de marketing jurídico digital.

Lucas Belarmino – CEO da Aprimora Web.

Conheça a sua capacidade de produção e entrega

Como a produção de uma advocacia está interligado diretamente com a sua força de serviço, como também o tempo dedicado de cada profissional para o cliente, o primeiro passo é ter uma organização e conhecer as estatísticas de produtividade.

Para isso é necessário monitorar muitas vezes o tempo dedicado para cada caso, e montar um plano com metas e distribuição de tarefas que envolverão cada colaborador do escritório e os próprios sócios, assim cada um ficará com o que tem mais afinidade e facilidade, melhorando os resultados da organização.

Desta maneira, o escritório de  advocacia começa se destacando por evitar atrasos e cobranças por parte dos clientes, algo que certamente terá impactos positivos na entrega de um serviço de qualidade que para seu público alvo.

Sem contar que, quando um cliente sai satisfeito, muito provavelmente ele irá indicar seu escritório de advocacia para amigos e familiares. Sim,  o boca a boca ainda é uma das propagandas mais eficientes. 

Todos estes aspectos de acompanhamento de produção e entrega auxiliam na criação de uma imagem sólida da sua advocacia, servindo como uma referência de qualidade e especialização. 

Não basta ser produtiva, sua advocacia precisa ser acessível

Pode parecer óbvio, mas permitir que as pessoas consigam acesso ao seu escritório por diversos canais pode ser o diferencial para você começar a ter destaque.

Lembre-se de estar aberto e acessível aos seus clientes em múltiplos canais, já que o método mais eficiente de realizar marketing jurídico sem ferir o Código de Ética da OAB é atraindo o seu cliente em potencial. Ao contrário do que muitos gurus ensinam que você deve realizar ações agressivas de marketing. Esteja acessível em canais online e offline, escritórios que não se preocupam com a sua disponibilidade para ser encontrado pelo seu público, acabam perdendo excelentes oportunidades para os concorrentes.

Ser acessível e ter abertura para novos clientes = Reputação Positiva

Um dos pontos mais importantes na trajetória de uma advocacia de sucesso é a sua reputação no mercado, sendo essa, uma das nuances para garantir o aumento de clientes.

Como já dissemos no início deste artigo, preocupe-se em construir e manter a excelência de sua reputação – o que não significa de fato vencer todas as causas com que você trabalha – mas entregar um serviço de qualidade, e demonstrar aos seus clientes que você se importa com as suas necessidades e está disposto a fazer o possível para resolver os problemas.

Entenda os problemas dos seus clientes

Crie uma conexão verdadeira com seus clientes

A sua ligação com seus clientes tem uma importância essencial na hora de decisões contratuais. Você deve se esforçar o tempo todo para garantir a satisfação de seus clientes. Além disso, manter uma ligação real com as pessoas para as quais você presta serviço, faz com que elas passem a confiar mais em você e nas decisões que você julgue necessárias.

Não seja limitado ao conhecimento jurídico

O conhecimento jurídico é extremamente importante, mas as relações entre advocacia e cliente exigem habilidades adicionais. 

Pode ter certeza que seus clientes se preocupam menos com seus títulos acadêmicos e premiações do seu escritório, do que com o entendimento que vocês podem resolver suas dores com a apresentação de soluções adequadas.

Falando em problemas, eduque seu público para prevenir ou lidar com eles

Uma advocacia de destaque sempre ajuda seu cliente a prevenir problemas. Pode parecer que isso não é rentável, mas seus clientes ainda vão precisar de consultoria preventiva e isso vai gerar maior retorno financeiro e menos dor de cabeça para todos.

Estude e invista em estratégias de marketing de conteúdo. Junte essas estratégias com o conhecimento que você já tem e veja o resultado.

Crie pacotes de serviços que resolvam estes problemas

Algo que ajuda no engajamento de clientes é a criação de pacotes que vão direto as necessidades identificadas e específicas. Um exemplo: ações de divorcio ou ações trabalhistas.

Para utilizar esses pacotes, realize um estudo de que ações mais chegam ao seu escritório e qual foi o esforço necessário para resolução, assim você poderá ofertar preços competitivos e saberá como proceder dentro daquele escopo de necessidades. Organizando desta forma, sua advocacia terá maior compreensão e foco na solução do problema que o cliente está em busca de sanar.

Através de um simples blog integrado ao seu site, você pode criar artigos que falem diretamente das soluções consequentes à contratar estes serviços, assim quando uma pessoa pesquisar sobre esse determinado problema, seu blog estará acessível como uma espécie de manual informativo.

Com o foco na resolução de problemas e com a definição da persona, você pode investir cada vez mais para trabalhar na otimização do seu marketing apresentando diversos materiais educativos para seus clientes, como eBooks e vídeos que podem ser postados no Youtube.

Observe que aqui sugiro a elaboração de pacotes específicos para que sua advocacia defina um foco de especialização, e seja reconhecida por isso. Não quer dizer que você vai sair anunciando na internet pacotes de causas judiciais para atrair clientes, pois isso configura mercantilização da advocacia.

Estratégias adicionais para aumentar o faturamento

Como você já viu até aqui, o marketing digital pode te auxiliar muito na aquisição de clientes, isso porque o antigo modo de fazer marketing perdeu forças em outros setores e nunca foi permitido dentro da advocacia.

O chamado marketing off-line é um dos meios ultrapassados de engajamento de clientes, pois ele não é direcionado ao seu cliente em potencial, e assim não dá respostas exatas para os resultados das suas necessidades.

Já o marketing jurídico digital permite atender tudo isso, além de proporcionar estratégias que estejam dentro do Código de Ética da OAB.

A partir do marketing digital você passa maior confiança e credibilidade sobre o que sabe fazer.

As redes sociais podem fazer uma boa imagem sobre o seu escritório e sua imagem pessoal como profissional, assim como o site que passa compromisso e seriedade da organização.

Esses são caminhos válidos e que mostram resultados de como ganhar dinheiro com advocacia, aumentando exponencialmente o número de clientes, sem vender a alma.

Conclusão: O seu objetivo é saber como ganhar dinheiro na advocacia de verdade?

Se o seu objetivo é descobrir como ganhar dinheiro na advocacia com ética e compromisso, tudo o que precisa fazer é otimizar seus processos e aplicar qualidade, assim investindo em gestão, organização do tempo e investimento de estratégias que viabilizem a aquisição de clientes.

E evidentemente começar a aplicar as inovações que o marketing jurídico (digital), que pode fazer muito pelo seu crescimento.

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